Colegiado Escolar

Colegiado Escolar

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O colegiado escolar é um conselho formado pelo gestor, professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis pelos estudantes, que se reúnem mensalmente para colaborar com a melhoria da escola. Isto significa que o colegiado pode tomar decisões, aconselhar os gestores, acompanhar e/ou fiscalizar as ações pedagógicas e administrativo-financeiras realizadas e mobilizar principalmente outros estudantes e pais ou responsáveis a se unir para assumir a educação como um bem familiar e social.
 
Funções, atribuições e objetivos
- Funções e atribuições estabelecidas na Lei Estadual n0. 11.043/08
1. FUNÇÃO DELIBERATIVA – o colegiado pode elaborar, aprovar e/ou tomar decisões relativas às ações pedagógicas e administrativas, incluindo o gerenciamento dos recursos públicos destinados à Unidade Escolar. 
 
2. FUNÇÃO CONSULTIVA - o colegiado pode assessorar a gestão da Unidade Escolar, opinando sobre as ações pedagógicas, administrativas e financeiras exercidas pela direção. 
 
3. FUNÇÃO AVALIATIVA - o colegiado pode realizar diagnóstico, avaliar e fiscalizar o cumprimento das ações desenvolvidas pela Unidade Escolar. 
 
4. FUNÇÃO MOBILIZADORA - o colegiado pode apoiar, promover e estimular a comunidade escolar e local em busca da melhoria da qualidade do ensino e do acesso à escola.
 
- Precoupações e objetivos
1. A execução e avaliação do Projeto Político-Pedagógico da Escola, do Plano de Gestão e do Regimento Escolar.
 
2. O cumprimento do Calendário Escolar e com a execução e satisfação com o cardápio da alimentação escolar.
 
3. A participação no planejamento dos recursos financeiros, bem como, com a análise e acompanhamento da aplicação dos recursos disponíveis.
 
4. A articulação com a equipe gestora, incentivando o desenvolvimento de ações voltadas para a integração entre a escola e a comunidade.
 

Notícias Relacionadas