Concepção

Concepção

A Educação Integral no âmbito da Secretaria da Educação do Estado da Bahia pressupõe uma aprendizagem para a vida, uma aprendizagem significativa e cidadã, que integra os diferentes saberes, espaços educativos, sujeitos e conhecimentos, ampliando a jornada escolar e criando possibilidades para uma nova organização curricular nas escolas públicas de educação básica. A Educação Integral, na Bahia, é articulada a partir dos Programas Mais Educação (PME) e Ensino Médio Inovador (ProEMI), os quais se constituem como ação indutora do Ministério da Educação para que os estados e municípios implantem a Educação Integral  nas escolas públicas, a partir de parcerias intersetoriais.

A Educação Integral, tema prioritário nas discussões sobre o novo Plano Nacional de Educação 2011-2020, compreende o direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária. Esse contexto exige a elaboração de um PPP aberto à participação e à gestão compartilhada de ações convergentes à formação integral de crianças, adolescentes e jovens.

Indicativos para o projeto político pedagógico na educação integral:

  • Contemplar atividades integradoras de letramento, iniciação científica, esporte e trabalho artístico-cultural;
  • Promover a aprendizagem criativa e crítica como processo de sistematização dos conhecimentos elaborados como caminho pedagógico de superação da mera memorização;
  • Promover a valorização da leitura em todos os campos do saber, desenvolvendo a capacidade de letramento dos alunos;
  • Articular teoria e prática, vinculando o trabalho intelectual com atividades práticas experimentais;
  • Desenvolver a auto-estima do educando no tocante ao despertar de suas potencialidades e competências como ser multidimensional;
  • Fortalecer a cultura local valorizando as especificidades de cada território de identidade;
  • Utilizar novas mídias e tecnologias educacionais como processo de dinamização dos ambientes de aprendizagem;
  • Organizar os tempos e os espaços com ações efetivas de interdisciplinaridade e contextualização dos conhecimentos em articulação com os projetos estruturantes da SEC;
  • Entender a avaliação da aprendizagem como processo formativo e permanente de reconhecimento de saberes, competências, habilidades e atitudes.

Notícias Relacionadas