Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A CNIJMA é um processo dinâmico de diálogos e encontros voltados para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Os objetivos da IV Conferência Nacional são: contribuir para tornar as unidades escolas em espaços educadores sustentáveis; fortalecer a escola e a comunidade para influir nas políticas locais em favor da sustentabilidade socioambiental; Contribuir para a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e para a consecução das Metas do Milênio; em âmbito nacional, elaborar um conjunto de propostas que possam contribuir com a formulação de políticas públicas em favor de escolas sustentáveis. O tema é proposto pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente - Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis.

Entre 2003 e 2009, em suas três versões, a Conferencia Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente já mobilizou mais de 3 mil unidades escolares das redes municipais, estadual e privadas na Bahia e, em todo Brasil mais de 10 milhões de pessoas.