Eleições para Dirigentes Escolares

As eleições para dirigentes escolares da rede estadual é um dos momentos mais importantes da vida da escola. Essa é mais uma ação que une Governo e sociedade para melhorar a qualidade da educação pública. Afinal, a participação de todos, professores, servidores, pais, responsáveis e estudantes acima de 12 anos no processo eleitoral é fundamental para ajudar a construir um futuro melhor para os estudantes baianos. É imprescindível conhecer as propostas dos candidatos e decidir pela equipe gestora mais comprometida com a melhoria da qualidade de sua escola.

Histórico

2008 - O Processo Seletivo Interno para Dirigentes Escolares da Rede Pública Estadual de Ensino foi construído de forma participativa pela equipe técnica da SEC juntamente com representantes da APLB, da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa e do Conselho Estadual de Educação, como uma estratégia de desenvolvimento e fortalecimento da gestão escolar.

Esta iniciativa do Governo da Bahia está em consonância com os princípios legais explicitados na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - 9394/96. Além de encontrar apoio no anseio da comunidade escolar baiana por assumir coletivamente o processo decisório e colaborativo para a construção de uma educação de qualidade nas escolas.

O processo seletivo tem como diretriz o estímulo à participação da comunidade escolar, nos termos deste Decreto, e será realizado nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino, em período e calendário a ser definido pela Secretaria da Educação.

Eleições para dirigentes escolares - Claudionor Jr. Ascom/Educação

2011 - A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, em 2011, a segunda Eleição para Dirigentes Escolares na rede estadual de ensino. A participação de todos é fundamental para a garantia do sucesso das eleições. Pais, estudantes, professores e funcionários devem avaliar a qualidade da aprendizagem e o ambiente escolar, para votar no candidato que ofereça as melhores propostas para a formação cidadã dos estudantes e qualificação da escola.

Professores e coordenadores pedagógicos têm um papel de extrema importância neste processo eleitoral, seja como candidato aos cargos de Diretor e Vice-Diretor de sua escola, votante ou membro da Comissão Seletiva Escolar, como os demais segmentos da comunidade escolar.
A Eleição para Dirigentes Escolares é uma ação que foca o compromisso 7 do Programa Todos pela Escola: Fortalecer a gestão democrática e participativa na rede de ensino.

Criado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o Todos pela Escola propõe dez compromissos para nortear suas ações e garantir aos estudantes da rede pública o direito de aprender e convoca toda a comunidade para cuidar da Escola.