Fanfarras Escolares

Fanfarras Escolares

 

 

O projeto Fanfarras Escolares no Compasso da Juventude nasceu como uma estratégia de disseminação da cultura musical e de aproximação entre a escola e a comunidade, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, compreende as fanfarras escolares como espaço e tempo de aprendizagens, dado a riqueza expressiva no ensino de instrumento individual e/ou coletivo, nas aulas de teoria musical, marcialidade, respeito à pátria, artes visuais e expressão corporal, visando também contribuir para a efetivação da Lei 11.769/2008, que inclui o ensino de atividades musicais no currículo da educação básica e também para a promoção da cultura de paz nas escolas. A política de fanfarras está intimamente relacionada às políticas de juventude, de prevenção às drogas e de estímulo à criatividade.

Histórico
O Projeto foi construído para atender às demandas de maneira gradativa, suscetíveis à implementação e contínua avaliação. Composto de etapas complementares, “Fanfarras escolares no compasso da juventude” iniciou a primeira etapa, em 2007, com a realização de um diagnóstico do movimento de fanfarras escolares na rede estadual.
 
Nesta primeira fase do trabalho, conhecemos o estado das fanfarras da rede, as demandas de cada escola, a carência de instrumentos e de instrutores.
 
Na segunda fase, foram adquiridos instrumentos, a fim de formar 55 fanfarras de médio porte a serem entregues às primeiras escolas, 29 fanfarras foram implantadas e 26 foram revitalizadas.
 
A terceira fase constitui-se da qualificação do desempenho pedagógico das fanfarras, acompanhando as atividades, os desfiles cívicos e dando apoio aos regentes, instrutores e coreógrafos.
 
O conjunto de tais medidas, antes mesmo do ensino da música, visa estimular a motivação dos jovens para uma convivência em grupo em torno de uma atividade que sensibiliza, disciplina e educa as atitudes e contribui para que o estudante mantenha seu vínculo com o universo escolar, com a cultura e a arte através da fanfarra.

Notícias Relacionadas