Formação inicial e continuada

Na Bahia, a Secretaria da Educação do Estado, através da política “A Escola de Todos Nós”, vem empenhando-se para assegurar o que determina a legislação vigente, priorizando o investimento na formação inicial e continuada de professores indígenas no sentido de subsidiá-los na construção e fortalecimento desse novo paradigma, aproximando a prática pedagógica do professor dessa concepção de educação com característica multireferencial, assumindo o compromisso de melhorar a qualidade de educação oferecida aos povos indígenas da Bahia. Isto significa o direito das crianças, jovens e adultos indígenas cursarem os diversos níveis de ensino, em escolas devidamente instaladas, equipadas e serem orientados por professores qualificados para o ensino das diferentes áreas de conhecimento.

Nesta direção, como primeira frente de trabalho na implementação de um currículo diferenciado, a SEC vem , elaborando e executando programas e ações voltadas para a formação dos profissionais das escolas indígenas no sentido de garantir a formação profissional e o aperfeiçoamento da prática docente. A formação inicial e continuada visa promover a formação de professores indígenas como profissionais crítico-compreensivos e autores de pesquisa e ação pedagógica orientadas na perspectiva da educação escolar específica, diferenciada, intercultural e comunitária, considerando suas dimensões técnicas, socioculturais. Tem o caráter de formação em serviço, utilizando metodologia de alternância, envolvendo atividades presenciais e não presenciais desenvolvidas em módulos.

Os programas de formação têm como objetivos centrais:

• Contribuir para que o professor na prática dialógica entre os saberes de cada sociedade indígena e de outros povos índios e não-indios, orientem e mediem processos pedagógicos comprometidos com o respeito às diferenças individuais e coletivas e ao ambiente.
  • Contribuir para que se efetive o projeto de autonomia dos povos indígenas, desenvolvendo novas estratégias educativas voltadas para sustentabilidade socioambiental e cultural a partir de seus processos históricos.
  • Construir e implementar o currículo como um processo flexível e aberto, em constante reconstrução a partir da interação de professores e estudantes, referendado nas demandas das comunidades específicas e nos diálogos intra e interculturais.
  • Subsidiar a formação autoral para produção de material didático que contemple a especificidade de educação escolar indígena.
  • Criar condições favoráveis para que o professor assuma o papel de produtor e divulgador dos conhecimentos indígenas para a sociedade não indígena.

Destacamos algumas formações realizadas e em realização:

• Formação Continuada: Estratégias didáticas pedagógicas no processo de ensino aprendizagem das escolas indígenas.
  • Oficinas para elaboração, revisão e implementação dos projetos políticos Pedagógicos das escolas indígenas do Território Etnoeducacional Yby Yara.
  • Parceria no Curso de Licenciatura Intercultural de Educação Escolar Indígena LICEEI- (UNEB).
  • Apoio à Licenciatura Intercultural – LINTER (IFBA).