Projetos desenvolvidos por estudantes do Oeste baiano são premiados em feira científica virtual

Os estudantes da rede estadual de ensino vêm, a cada ano, se destacando em feiras científicas realizadas em todo o país. Na I Feira de Inovação e Ciências do Oeste da Bahia (FICOB), que aconteceu de forma virtual, nos dias 17 e 18 de novembro, 11 projetos de iniciação científica desenvolvidos em cinco unidades escolares da rede estadual foram premiados, em diferentes categorias. Os participantes enviaram vídeos sobre os projetos e fizeram suas apresentações on-line. Confira a relação completa dos projetos premiados no endereço https://bit.ly/2KsOezd.

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Barreiras, a 873 km de Salvador, conquistou sete prêmios com os projetos “Desenvolvimento de formulações semissólidas com ação cicatrizante contendo os óleos de pequi e buriti”; “Lixeira inteligente”; “Pare: performance, arte, respeito e educação”; “O uso do jatobá para aumentar o valor nutricional da merenda dos estudantes”; e “Banco de sementes do cerrado com uso de QR code”.

O estudante Pedro Henrique Oliveira, 17, do CJCC, autor do projeto “Desenvolvimento de formulações semissólidas” juntamente com a estudante Larissa Vitória Silva, falou da importância de participar da feira. “Foi uma experiência incrível, pois proporcionou uma grande troca de experiência entre estudantes de outras escolas da região Oeste, estimulando a continuidade das pesquisas científicas”. A gestora do CJCC, Laísa Brandão, comemorou as conquistas. “Estou imensamente feliz com os resultados, pois mostra o potencial das nossas escolas e da educação pública de qualidade”.

O Colégio Estadual Duque de Caxias, também localizado em Barreiras, levou seis prêmios com os projetos “Babosa famosa: estudo das características físico-químicas da babosa Aloe Vera, no intuito de confeccionar um produto auxiliar no tratamento de câncer de pele e cicatrização de queimaduras” e “Ipê pra quê? Estudos das propriedades terapêuticas e medicinais do Ipê-Amarelo, produção de cápsula com as partes da planta”.

Para a estudante Sabrina Bonfim, 17, 3º ano, do Colégio Estadual Duque de Caxias, autora do projeto “Babosa famosa”, a feira foi enriquecedora. “Foi muito importante participar devido a troca de experiência, através do meu projeto, que fiz com muito empenho e dedicação”. Já a sua orientadora Stefani Laira Ferreira afirmou que a iniciação científica é essencial na vida dos jovens. “Agradeço à FICOB por oportunizar às escolas públicas a participarem de um evento importante como este, pois em meio à pandemia continuamos fazendo Ciência com grandes descobertas”.

Sobre a FICOB – A feira é promovida por diversas instituições de ensino, a exemplo do Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Campus Barreiras. A FICOB representa um espaço de divulgação científica, tecnológica e de inovação, mostra de experiências e de estímulo ao protagonismo dos estudantes que, orientados por docentes, fortalecem o domínio de habilidades próprias em diversas áreas de conhecimento dos ensinos Fundamental e Médio e da Educação Profissional e Tecnológica.