Escolas de Firmino Alves e Senhor do Bonfim realizam atividades on-line preparatórias para o ENEM

Neste período de pandemia do novo Coronavírus, unidades escolares, que estão com as aulas suspensas, vêm realizando esforços para revisar os conteúdos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e manter o vínculo com os estudantes. Com ações voltadas aos estudantes do  3º ano do  Ensino Médio, o Centro Educacional Monteiro Lobato, em Firmino Alves, e o Colégio Modelo, em Senhor do Bonfim, vêm realizando aulas e outras atividades virtuais, através do Google Meet, e dão suporte por meio de grupos do WhatsApp, com o objetivo de transmitir conteúdos didáticos e tirar dúvidas dos estudantes.

Em Senhor do Bonfim, as atividades começaram em agosto, com o projeto "Modelo em Casa". Em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco, a ação  acontece de segunda a quinta-feira, nos dois turnos. Porém, com a aproximação do ENEM, a preparação foi intensificada, com aulas de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e das 14h às 17h. Para o estudante João Gabriel Silva Rocha, matriculado no 3° ano do Ensino Médio do Colégio Modelo, a iniciativa da unidade engrandece seus estudos e fornece aos alunos mais segurança para a prova. “Estou em dúvida se faço o curso para oficial da Polícia Militar ou Direito, mas achei muito importante a ação da escola neste momento, não só pelo fato do ENEM estar próximo, mas também por oferecer uma segurança psicológica, dando um alicerce para podermos encarar o novo que é cheio de desafios”, disse o estudante.

A coordenadora pedagógica do Colégio Modelo, Marly Andrade, conta que as atividades contribuem para manter o vínculo com a comunidade escolar e dinamizar a rotina de estudos dos alunos. “O contato contribui de forma positiva, uma vez que as aulas são dinâmicas e preparatórias para o ENEM, com as quais eles se sentem à vontade para tirar as dúvidas para compreender o conteúdo. Além da questão pedagógica, a ação aproxima, mesmo de forma  virtual, o aluno da escola e professores, oferecendo mais segurança com acolhimento”.

No Centro Educacional Monteiro Lobato, em Firmino Alves, as atividades estão sendo realizadas no formato de revisão, com aulões virtuais. Iniciado na última segunda-feira (11), o projeto segue até a próxima sexta (15), com aulas em dois momentos: às 15h e 19h. Para a estudante, Ester dos Santos Santana, 18 anos, matriculada no 3º ano do Ensino Médio, o contato com os professores na reta final foi fundamental para ganhar uma motivação maior no preparo para a prova. “Quero cursar Psicologia e sei que a concorrência é grande. Foi uma boa iniciativa da escola, sabendo que o ENEM tem uma importância extrema na vida dos estudantes matriculados no terceiro ano".

Além da tensão referente às provas, a estudante Ester relata o receio de ter que viajar para outra cidade no período de pandemia para ser avaliada. Ela acredita que o processo seria mais seguro se as provas fossem feitas no próprio município. “O único meio de realizarmos a prova é nos deslocando até Itapetinga. Como ainda estamos sofrendo com a COVID-19, fica uma situação complicada, porque vamos estar ao lado de pessoas de várias cidades, aumentando as  chances de alguém sair infectado do local da prova. Poderíamos ser avaliados em nossos municípios de origem”, posiciona-se.

A gestora do Centro Educacional Monteiro Lobato, Sandra Helena, diz que o objetivo das aulas virtuais de reforço é consolidar e ampliar os conhecimentos, enriquecendo as experiências, e vencer os obstáculos, auxiliando os alunos a superar os desafios nas provas do ENEM. ”Nosso projeto com as aulas mostra que temos o compromisso de fortalecer a aprendizagem dos estudantes e incentivar o protagonismo juvenil desde o primeiro ano do Ensino Médio. Sonhamos com eles caminhando para um futuro promissor. Mesmo vivendo tempos difíceis, marcados pelo distanciamento social, não queremos perder o entusiasmo de ver a ascensão da nossa comunidade escolar”.

ENEM - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ligado ao Ministério da Educação (MEC), é responsável por todo o planejamento, logística, aplicação e correção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).