Alimentação de escolas de Feira chama a atenção de delegações

O Centro de Apoio Pedagógico de Feira de Santana (CAP) e o Colégio Estadual João Barbosa de Carvalho receberam, nesta segunda-feira (17/9), a visita de delegações dos governos do Senegal e do Haiti. As unidades escolares, localizadas no município de Feira de Santana, são exemplos de sucesso do programa de alimentação escolar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Os representantes dos países conheceram detalhes sobre agricultura familiar e os benefícios que esses produtos trazem para toda a comunidade.

“A visita foi muito positiva para todos nós aqui do Centro. Tivemos a oportunidade de mostrar para autoridades de outros países a nossa alimentação, especialmente os produtos que adquirimos da agricultura familiar. Apresentamos variedade de polpa de frutas, geleia, beiju e bolos. Todos ficaram bastante interessados, e demonstraram a vontade, inclusive, de levar agricultores para seus países. Também aprovaram o nosso trabalho pedagógico com educação especial”, disse Marlene Souza Barbosa, diretora do Centro de Apoio Pedagógico de Feira.

Ainda no CAP, os visitantes assistiram a apresentações de crianças e adultos. A programação também incluiu visita à Unidade de Beneficiamento de Frutas da comunidade de Martinha. Pela tarde, os representantes conheceram a experiência da agricultura familiar e assistiram a uma mostra cultural do projeto Mais Educação, do Colégio Estadual João Barbosa de Carvalho.

De acordo com a diretora da Diretoria Regional de Feira (Direc 2), Nívea Maria Oliveira, o trabalho que vem sendo desenvolvido no município mudou a vida da comunidade escolar, que passou a ter uma alimentação saudável, com produtos nutritivos e sem conservantes. “A polpa de frutas que adquirimos por meio da Unidade de Beneficiamento é um dos produtos que levamos às escolas e nossas crianças gostam muito”, diz, citando, ainda, as cooperativas de doces e de beiju.

Programação – Na terça-feira (18/9), as delegações retornam a Salvador para um encontro com o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, às 9h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), com representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), da Coordenação de Alimentação Escolar da Secretaria, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDA). Ainda pela manhã, as delegações visitam o Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, no IAT.

Na quarta-feira (19/9), às 9h30, a visita acontece no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque. Os senegaleses e haitianos vão assistir a apresentações culturais dos estudantes. Na quinta-feira (20/9), é a vez da Escola Estadual Léa Leal (quilombola) receber as delegações. Apresentações de maculelê, capoeira e outras manifestações culturais também fazem parte da programação.