Aula ao ar livre chama atenção para preservação ambiental

Cerca de 250 estudantes do Colégio Estadual de Vila de Abrantes, no município de Camaçari (a 42 km de Salvador), participam nesta sexta-feira (03/06), de aulas interdisciplinares ao ar livre.  A atividade, que une a comunidade escolar, tem o objetivo de chamar atenção da sociedade em prol da valorização e reconhecimento da natureza e cultura local. A ação integra a programação especial da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
 
 O ponto de partida, pela manhã (7h40) e à tarde (12h), é o próprio Colégio Estadual de Vila de Abrantes. Estudantes e professores sairão em caminhada pelos principais pontos turísticos. A primeira parada é a Igreja Matriz, onde serão abordados aspectos históricos do povoamento de Abrantes - antiga Vila do Divino Espírito Santo.
 
Além da Igreja, os estudantes terão aulas de geografia, história, filosofia, educação física e química no Canal de Drenagem, Fonte do Buraquinho, Morro da Cruz, zonas úmidas das dunas e Lagoa de Busca Vida.
 
“A intenção é promover o pertencimento. Lançar um novo olhar sobre a nossa realidade, levantar a autoestima, estimular o interesse e o apreço pelo lugar que vivemos”, diz a professora de biologia e vice-diretora do colégio, Tereza Farias.
 
Futuro – Os estudantes dos 2º e 3º anos do ensino médio aprenderão sobre espécimes da fauna e flora, saneamento básico, legislação ambiental, expansão urbana, conceitos de hidrografia, ética e ecologia, fisiologia do exercício, contextualização crítica dos fatores econômicos e impactos da atividade industrial na poluição atmosférica. “Se os professores não passarem tudo isso para gente, não temos como preservar. A gente tem que ouvir e aprender, somos o futuro de Abrantes”, diz a estudante Priscila Ludovico Dantas.
 
A adolescente, que nasceu em Abrantes, revela que se sente incomodada por não saber a história do lugar, apesar de admirar as paisagens e de se preocupar com o futuro das belezas naturais. “É um lugar muito bonito, mas as pessoas não têm consciência, não conservam. Muita coisa está se acabando”, lamenta.
 
Já a estudante Karita da Silva Santos, diz que a atividade vai ser muito importante, justamente, porque conscientizará também a população, já que o movimento da caminhada e das aulas poderá ser acompanhado por todos. “Temos uma vegetação maravilhosa, belas dunas de areia bem alvinha, nascente de água pura. Não pode continuar essa falta de consciência. Essa atividade é muito importante, vai ser maravilhosa”.

Notícias Relacionadas