Baile literário promovido por escola movimenta subúrbio ferroviário

O Colégio Estadual Dalva Matos, no bairro do Lobato, Subúrbio Ferroviário de Salvador, será palco, nesta quinta-feira, às 18h30, do VIII Baile Literário. O projeto reúne estudantes, professores, funcionários e as famílias em uma grande festa, com direito a roupa de gala, em um momento de confraternização e integração entre escola e comunidade. Neste ano, o baile tem como inspiração o filme ‘Lisbela e o Prisioneiro’ (2003/Guel Arraes), que conta a história do malandro, aventureiro e conquistador Leléu e da mocinha sonhadora Lisbela.

Idealizado pela professora Marineuza Moura, o ‘Baile Literário’ tem o objetivo de estimular o estudante ao estudo de Literatura de forma lúdica, unindo o teatro, a dança e a música em um só contexto pedagógico. “A proposta é estimular os nossos alunos ao gosto pela Literatura, mostrando a eles uma maneira lúdica de obter conhecimento e transformá-lo em arte, através de apresentações de recital, música, dança e teatro”, ressalta. Além disso, completa a educadora, a atividade busca promover a inclusão e a interação com as famílias.

Para a realização do ‘Baile Literário’, os alunos se debruçam durante todo o ano letivo sobre o assunto. Desta vez, o foco foi a Literatura do Nordeste. Os estudantes pesquisaram sobre os autores e as obras, discutiram os figurinos e as músicas, tiveram aulas de canto, expressão corporal e teatro e realizaram aulas de campo.