Bibliotecas estaduais promovem II Festival de Contação de História

Palavras-chave:
Foto: Elói Corrêa/GOVBA
As Bibliotecas Públicas da Bahia promoveram o II Festival de Contação de História nesta quarta-feira (10). O evento foi realizado na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML), no bairro de Nazaré, em Salvador. Alunos de escolas públicas e particulares participaram das sessões e puderam ver uma exposição de livros de pano gratuitamente. A mostra fica em cartaz até o próximo dia 15. 
 
“Essa ação é do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, uma junção das seis bibliotecas físicas e uma virtual. Este ano, a gente está homenageando a escritora Irair Galvão. A proposta do festival é incentivar sempre a leitura e que as pessoas conheçam nossos espaços, vejam o que a gente está fazendo de melhor para o incentivo à leitura”, afirmou a diretora da BIML, Patricia Porto. 
 
Uma Oficina de Contação de Histórias também fez parte da programação. Mãe de um menino de quatro anos, Adriana Almeida participou da atividade. Ela, que deixou de ser Analista de Recursos Humanos com a chegada da maternidade, tem hoje uma empresa de contação de histórias e brincadeiras na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). “Para mim, é super importante a troca com outros profissionais da área que já estão atuando a mais tempo”, avaliou Adriana. 
 
Um dos artistas participantes do festival foi o ator João Lima, que contou histórias na pele do Palhaço Tiziu. “São muitos pontos positivos em uma ação como essa. A contação de história trabalha com o lúdico, com a imaginação, e é importante que a gente crie essas imagens. São coisas boas na cabeça das crianças. Assim, eles vão ser adultos saudáveis porque vivenciaram coisas divertidas, alegres”, declarou João.
 
Gerido pela Fundação Pedro Calmon (FPC), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas é composto por unidades localizadas em Salvador e Itaparica, além da Biblioteca de Extensão e da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, especializada na história da Bahia. O sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários dessas unidades.
 
Fonte: Secom
 

Notícias Relacionadas