Centro Educacional Carneiro Ribeiro realiza posse coletiva de colegiados escolares

Palavras-chave:
O Centro Educacional Carneiro Ribeiro, que integra nove unidades escolares em Salvador, realizou, nesta quarta-feira (7), na Escola Parque, a posse coletiva dos membros do Colegiado Escolar eleitos nas escolas. São representantes dos estudantes, professores, funcionários, pais, mães ou responsáveis que passam a ter um papel de destaque na gestão,  podendo dar sugestões, acompanhar e fiscalizar as ações pedagógicas e administrativas das escolas. O evento contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.
 
Os colegiados são das escolas Classe I, Classe II, Classe III, Classe IV, Classe V, Classe VI, Classe VII, Classe VII e da Escola Parque. A eleição ocorreu no mês de maio e mobilizou todas as unidades escolares da capital e interior do estado. Pinheiro falou sobre a importância da gestão democrática e participativa das escolas. “O Colegiado Escolar é decisivo para orientar a política da Secretaria, do Governo e, inclusive, o desempenho de estudantes e professores nas escolas. Nada melhor do que ouvir desse maior especialista de Educação, que é exatamente este colegiado, através da junção de educadores, estudantes, famílias e comunidade para se projetar um novo caminho para a escola”, avalia.
 
José Raimundo Souza, avô do estudante Pedro Henrique Silva, que faz aulas de Karatê na Escola Parque, foi empossado como um dos membros do Colegiado Escolar da Escola Parque, na qual também é aluno das oficinas de serigrafia e jardinagem. “O primeiro passo de orientação começa com os pais e responsáveis em casa e o colégio complementa através dos outros membros. Acho muito importante poder dar um pouco de nossa contribuição na escola por meio de ideias e propostas”, comenta.
 
Quem também está empolgado com sua nova atribuição é o estudante Kaio Pedreira Silva, 16, que cursa o 8º ano na Escola Professora Candolina – Classe VII. “Através do colegiado eu vou estar mais próximo dos gestores e professores para compartilhar as sugestões dos colegas sobre melhorais na escola”, afirma.
 
“Nós temos no centro um grupo de gestores coeso que executa ações nas quais percebemos a união dos demais segmentos e para que o colegiado tenha uma efetivação dentro da escola, há a necessidade de articulação e integração”, destaca o diretor da Escola Parque, Gedean Ribeiro.
 
As posses dos colegiados estão ocorrendo em todos os Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A próxima será, nesta sexta-feira (9), no NTE 13, em Caetité. Já no NTE 05, a solenidade acontecerá no dia 12 de junho, em Itabuna e no dia seguinte (13), em Ilhéus. 
 

Notícias Relacionadas