Centro Estadual de Educação Pestalozzi promove oficinas com cuidadores de autistas

Foto: arquivo pessoal

O Centro Estadual de Educação Pestalozzi da Bahia, instituição da Secretaria da Educação do Estado, localizado no bairro de Ondina, em Salvador, realiza, nestas quinta (13/08) e sexta-feira (14/08), das 9h às 12h e das 14h às 18h, oficinas com cuidadores dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é integrar, ainda mais, as crianças e jovens autistas com mães, pais, responsáveis, professores e familiares.

Estão sendo realizadas oficinas de capoeira, pintura e brincadeiras lúdicas, como cama elástica, piscina de bolinhas e exibição de filmes. A assistente social, Vanessa Ribeiro, informa que dentre as atividades realizadas, destaca-se, ainda, a palestra “Cuidando do cuidador”, que será ministrada pela terapeuta e professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Bárbara Dutra. “Iremos destacar o artigo 5º da Lei nº 12.764, de dezembro de 2012, que trata da obrigatoriedade da aceitação das escolas regulares em matricular crianças com autismo”.

De acordo com o diretor do centro, Ricardo Baqueiro, as oficinas contribuem para que os alunos assistidos se desenvolvam, ainda mais, e possam ir além de suas dificuldades, que são inerentes ao próprio autismo. “Haverá uma troca de experiências.Tanto os professores podem aprender com as vivências dos pais e cuidadores, como eles também podem se inteirar melhor com as estratégias que os professores utilizam no dia a dia”, explica.

Educação especial
Estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação são público-alvo da Educação Especial e são atendidos nas escolas da rede estadual da Bahia e nos Centros de Educação Especial, dentro de suas especificidades, para que possam participar ativamente do ensino regular.

O Estado dispõe de seis Centros de Educação Especial nos municípios de Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Jequié, Ipiaú, Itabuna e Caetité. Em Salvador, além do Centro de Educação Especial Pestalozzi da Bahia, o público autista recebe atendimento em cinco Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), implantadas nos colégios estaduais Rotary, Ruy Barbosa, Satélite, Raphael Serravalle e Zumbi dos Palmares. Existem, ainda, mais 60 unidades escolares atendendo às demais especificidades do público-alvo da Educação Especial em todo o Estado.