Colégio Almirante Barroso enriquece alimentação escolar

Os estudantes do Colégio Estadual Almirante Barroso, no bairro de Paripe, em Salvador, contam com um reforço na alimentação escolar, através da implantação do Projeto Horta Orgânica. Na horta, são cultivados alface, couve, espinafre e rúcula, além de hortaliças, como o coentro, cebolinha e salsa. Segundo a coordenadora do projeto, Rute Rocha, todos os produtos são utilizados para complementar a alimentação da própria unidade.

“A ideia é melhorar a qualidade da alimentação do colégio com  uma variedade de saladas nutritivas,  alimento saudável, de qualidade e livre de agrotóxico”, afirma a coordenadora, ressaltando a importância do envolvimento da comunidade escolar nessa iniciativa. O projeto conta com a participação e o envolvimento dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio.

De três em três meses, na época da colheita, o Projeto mobiliza os professores da área de ciências naturais e biológicas e seus respectivos alunos, na organização do já esperado festival de saladas. Da colheita das hortaliças, até a preparação e exposição dos vários tipos de saladas, o evento conta com o envolvimento de toda a comunidade escolar. “Tanto a divulgação, como a chamada de todos os alunos, professores e de todos os demais funcionários acontecem por meio da nossa rádio comunitária. O evento fica cheio, superando nossa expectativa”, conta a coordenadora.

Os estudantes aprovam a iniciativa. “Os resultados alcançados com esse projeto são muito proveitosos, pois contribuem para o desenvolvimento dos alunos e da escola. Passamos a ter um novo olhar sobre o meio ambiente, o cuidado com a natureza e com a manutenção do próprio colégio. Eu me sinto feliz e realizada em fazer parte de uma atividade que proporciona novos conhecimentos que vou transmitir para minha família e minha comunidade”, disse Susana de Jesus, aluna do 2º ano.

Qualidade nutricional – Dentro do novo contexto da alimentação escolar, a iniciativa está em sintonia com a política pública do governo do Estado de melhorar a qualidade do ensino público, por meio de avanço na política de alimentação escolar e com um maior controle na qualidade nutricional do alimento consumido pelos estudantes.

A Secretaria da Educação do Estado também cumpre a lei nº 11.947/2009, que determina que a utilização de, pelo menos, 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar sejam aplicados na compra de gêneros alimentícios orinundos da agricultura familiar.  A medida contribui para a organização e qualificação das ações comerciais de cooperativas, além de valorizar os agricultores regionais.