Colégio Bolivar Santana realiza sarau artístico-literário

Música, poesia, artes visuais e vídeo estarão em foco no sarau artistico-literário que acontece nesta quarta-feira (31/07), às 14 horas, no Colégio Estadual Bolivar Santana, no Centro Administrativo da Bahia. Etapa escolar do II Encontro Estudantil de Ciência, Arte e Cultura, o evento exibirá as produções dos estudantes e, também, será o momento para seleção dos trabalhos que representarão a unidade escolar na fase regional do Encontro.

Os temas para as produções artísticas foram escolhidos livremente pelos estudantes, respeitando alguns critérios, como não conter palavras ofensivas, propaganda político-partidária e apologia às drogas ou violência. Para o estudante Enos de Jesus Ferreira, que participa do evento pela segunda vez, o projeto colabora para fomentar a arte dentro da escola. “Esse projeto envolve os estudantes e estimula a arte. Ano passado, eu concorri com um desenho e isso me prejudicou. Esse ano eu me preparei melhor, pintei uma tela e emoldurei”, contou.

De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Kaliane da Silva Andrade Santos, a organização do Sarau contou com a colaboração de todos os professores, especialmente os das disciplinas artes e língua portuguesa, além de um técnico em informática, que ajudou no processo de edição dos vídeos produzidos pelos estudantes. “Com essa iniciativa, damos uma oportunidade para os estudantes mostrarem o seu talento. Criamos um espaço no qual ele pode expandir esse dom e transformar seu conhecimento do mundo em arte”, disse a coordenadora.

Durante o sarau, uma banca formada por professores da escola irá escolher as melhores produções em cada modalidade artística. Os trabalhos serão enviados à Diretoria Regional de Educação (Direc), para inscrição na etapa regional do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), do Tempos de Arte Literária (TAL), do projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA), do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) e do projeto Produções de Vídeos Estudantis (Prove), que acontece de 21 de agosto a 20 de setembro.

Os melhores trabalhos regionais serão apresentados na culminância de cada projeto, de 27 a 29 de novembro, no 2º Encontro Estudantil de Ciência, Arte e Cultura.