Colégio comemora sucesso de empresa júnior de informática

A paixão pelos computadores é uma realidade para os estudantes do Curso Técnico em Informática do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, em Salvador. São 88 jovens entretidos diariamente com os afazeres da Staff Junior, empresa que atende às necessidades tecnológicas do próprio colégio, de outras escolas e da comunidade.  Práticas como esta são realizadas por estudantes da rede estadual de Educação Profissional, que têm como princípio pedagógico a intervenção social.

Ao todo, 48.818 estudantes estão matriculados na rede estadual de Educação Profissional. Destes, 4.987 estão matriculados no Eixo Tecnológico Tecnologia da Informação e Comunicação.

Os estudantes do Colégio de Aplicação, por meio da empresa Staff Junior, prestam  serviços como conserto, manutenção e instalação dos computadores e de redes de internet. A equipe também auxilia professores e funcionários no uso de retroprojetores, computadores, televisões e aparelhos de DVDs, nas salas de aula, biblioteca, secretaria e laboratório de informática.

Ainda em Salvador, o Colégio Estadual Carlos Correia de Santana, no Nordeste de Amaralina, realiza consultas e atendimentos a pequenas empresas e organizações populares. Já no interior, os estudantes do CETEP Portal do Sertão, em Feira de Santana, ministram, gratuitamente, cursos de informática básica para a comunidade do bairro Pedra Ferrada.

No CEEP do Semiárido, em São Domingos, fazem a metarreciclagem, reutilizando peças para a reposição em máquinas defeituosas.  No Colégio Estadual Rubem Nogueira, em Serrinha, dão suporte técnico às escolas estaduais, municipais e ONGs.

Mundo do trabalho - “Damos todo tipo de suporte, da limpeza à formatação”, explica Victor Carvalho, estudante do 4º ano do Curso Técnico em Informática do Colégio de Aplicação Anísio Teixeira e presidente da Staff Júnior. Até o material que, aparentemente, não tem mais serventia, ganha nova importância nas mãos dos estudantes. “Quando vemos que não tem mais jeito, procuramos dar um destino limpo para eles. Muitos são reaproveitados por professores de informática durante as aulas de manutenção”, completa o estudante.

A resposta dos estudantes ao projeto orgulha o coordenador do Curso Técnico em Informática e idealizador da Staff Júnior, Daniel Galvão. “Graças ao empenho deles temos os laboratórios funcionando. São eles que dão todo respaldo aos professores na utilização do data móvel, fazem agendamento, cuidam de tudo”, conta.

A Staff Júnior herda todas as características profissionais e organizacionais de uma empresa. Departamento de Marketing, Recursos Humanos, Administração, Meio Ambiente, Assistência Técnica, Manutenção e Projetos. Os próprios estudantes escolhem a área que irão trabalhar, de acordo com o gosto pelo serviço. “Posso afirmar que o embrião profissional destes estudantes é o Curso Técnico em Informática do Colégio de Aplicação que a válvula propulsora para a inserção no mundo de trabalho é a Staff Júnior”.

Wesley Nascimento é um dos estudantes que comemoram o primeiro emprego. “É um estágio remunerado numa gráfica. Trabalho com envio de arquivos importantes, microfilmagem, leiaute e design de páginas, impressões, encadernações. A Staff Junior me deu capacidade para estar lá”.