Colégio da rede estadual realiza I Festival de Paródias

Valorizar a música como fonte de prazer capaz de promover a interação entre os estudantes, desenvolvendo a criatividade, a sensibilidade, o raciocínio lógico e o respeito pelos colegas. Este é o objetivo do I Festival de Paródias do Colégio Estadual Doutor João Pedro dos Santos (Cosme de Farias), que acontece neste sábado (17/08), das 8h às 12h. O evento, construído de forma multidisciplinar e protagonizado pelos alunos da unidade, visa, ainda, estimular na comunidade escolar o gosto pela leitura de forma lúdica, de modo a desenvolver as linguagens oral e escrita e as habilidades de análise crítica e de reflexão.

Final do Festival Anual da Canção Estudantil 2011

“A diferente leitura de gêneros musicais proporciona, ao aluno, essa vivência pela riqueza de informações que eles trazem. Com esse festival, pretendemos melhorar o aproveitamento dos estudantes em todas as disciplinas”, afirma o diretor Everaldo Alexandre Mattos. Propagandas impressas e televisivas, cartazes e trailers de paródias cinematográficas, além de material de apoio como letras de música, poesias ou cordéis, foram utilizados para a realização do trabalho.

Sendo uma recriação de uma composição musical (ou de um texto literário) em caráter contestador, crítico, irônico e humorístico, a paródia cumpre o papel de estimular a leitura e a interpretação de diferentes gêneros musicais, conforme a professora Ana Lúcia Carvalho, uma das responsáveis pela organização do festival.

“Deixamos os estudantes atuarem com temas livres a partir das canções da MPB, da axé-music ou de qualquer outro estilo musical de preferência. Envolvemos a língua portuguesa de uma forma lúdica, estimulando neles a leitura, a compreensão e o senso crítico do cotidiano que os cerca”, destaca a professora.

O estudante Gabriel da Soledade Silva, 15 anos, 8ª série, é dos empolgados com a tarefa de recriar um conteúdo em cima de uma canção. “Estou achando bem legal esse trabalho porque gosto muito de música e estimula a nossa criatividade”, declara Gabriel.