Colégio Dalva Matos encerra Festival Tô Ligado na Energia

Palavras-chave:
Foto: Eli Cruz/iBahia
O Festival Tô Ligado na Energia teve seu encerramento oficial em Salvador no Colégio Dalva Matos, no bairro do Lobato, em Salvador, na tarde desta terça-feira (11). Com a equipe amarela como vencedora da competição, o evento contou com as demonstrações de dança, teatro, percussão e grafiti que os alunos aprenderam durante as oficinas ministradas na escola. 
 
Divididos em três equipes, os alunos do ensino fundamental tiveram como tema a "eficiência energética e segurança com energia".  As outras quatro instituições estaduais que sediaram o projeto também tiveram o mesmo tema. As performances de dança das equipes laranja e amarela fizeram sucesso entre pais e alunos que assistiram,  tratando o assunto de forma lúdica e discutindo o surgimento da energia elétrica e a conscientização em torno do gasto energético. A equipe azul, por sua vez, surpreendeu com a apresentação de percussão com materiais reciclados. 
 
A equipe amarela foi a vencedora da competição, apesar de a equipe laranja, que ficou com o segundo lugar, ter batido o recorde na tarefa 'Vale Luz', que consistia na coleta de resíduos na comunidade. 
 
Engajamento 
 
O principal objetivo do Festival foi engajar os alunos e promover uma mudança de comportamento. Stherphanie Conceição, estudante da 7ª série, contou que o projeto a fez mudar muitos hábitos. "Antes eu deixava o carregador ligado na tomada sem usar, deixava o computador e televisão ligados quando ia dormir. Hoje nem minha mãe faz mais isso, sabemos que é importante".
 
O Festival é realizado pela Coelba, através do Programa de Eficiência Energética (PEE), aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e promovido pelo iBahia e Bahia FM, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado. A coordenadora da educação integral no Estado, Rowvena Brito, destacou o sucesso desta edição do projeto em Salvador: "Percebemos o total envolvimento dos alunos e das comunidades familiares em torno das atividades propostas. O saldo foi muito positivo". 
 
O destaque no bairro do Lobato foi o recorde batido no recolhimento de materiais recicláveis nas ruas, maior do que nos outros colégios de Salvador. "Esperamos que essa atividade continue acontecendo em casa, que os alunos continuem conscientes", disse Ana Christina Mascarenhas, gerente de eficiência energética do grupo Neoenergia. 
 
Segundo Ana Christina, a expectativa para o próximo ano é que oito escolas sediem o Festival, que já está acontecendo também no Recife, através da CELPE, a companhia energética de Pernambuco. Os Colégios Estaduais Pedro Calmon, Antônio Sérgio Carneiro e Luiz Fernando Macêdo foram as outras escolas que receberam o Festival este ano em Salvador. 
 
Fonte: iBahia

Notícias Relacionadas