Colégio em Morro do Chapéu é exemplo de gestão

Gestão com comprometimento. Zelo pelo patrimônio público. Valorização do aluno. A combinação desses ingredientes resultou numa bem-sucedida administração escolar que vem chamando a atenção da comunidade do povoado de Fedegosos, distrito de Morro do Chapéu (386 km de Salvador). É no Colégio Estadual Edigar Dourado Lima que seus 405 alunos encontram não só um lugar de aprendizado, mas também onde  comem o que plantam, cuidam de sua estrutura como se fosse a casa deles e têm sua autoestima estimulada.

Em visita à Secretaria da Educação, o diretor da escola, Edson de Oliveira, acompanhado do professor e palestrante Jorge Bandeira e da jornalista e amiga da escola, Isaura Maria Rocha, disse ao secretário Osvaldo Barreto que a unidade é a prova de que é possível fazer um trabalho educativo envolvente e com competência, desde que haja compromisso. “Gestão é um fator determinante para o sucesso da escola”, realçou o secretário, durante o encontro com o gestor da unidade escolar.

O amor que os estudantes, professores, pais e toda a comunidade em geral têm pela escola, conforme Edson de Oliveira, é fruto de muita dedicação e vontade de acertar. “Trabalhamos, sobretudo, com a autoestima dos nossos alunos e, consequentemente, eles ganharam a consciência de que o colégio é deles, deixando de lado aquela mentalidade de que, por ser um bem público, não deve ser preservado”, analisou o diretor.

O colégio, que oferece ensino fundamental e médio, possui uma infraestrutura composta de sete salas de aula, sala de jogos, sala de informática, sala com TV a cabo Sky, rádio comunitária, biblioteca (com assinatura de revistas) e cozinha equipada de fogão, geladeira e freezer.

Aula de cidadania – Além de aulas comunitárias de plantio de hortaliça, frutas e raízes (que complementam a merenda escolar), os estudantes são sempre convidados a participar de atividadades, como palestras, seminários e gincanas, que são verdadeiras aulas de cidadania, como acredita o diretor. O resultado, completa, é refletido no estado de conservação da estrutura física do colégio, que não tem uma única parede riscada ou mobiliário quebrado, bem como na relação interpessoal entre alunos e professores.

O estudante Devair Martins, 17 anos, considera o colégio Edigar Dourado Lima seu porto seguro. “Gosto muito da minha escola porque ela proporciona eventos que melhoram nossa aprendizagem e nos ajuda a pensar num futuro melhor”. Ele cita o plantio de horta, as aulas de informática e a rádio comunitária, que é comandada pelos estudantes nos intervalos das aulas, como alguns dos projetos de destaque que a unidade oferece aos seus alunos.

A colega Tiele Santana Gomes, 15 anos, considera o lugar onde estuda a escola “dos sonhos”. “Nós temos tudo que precisamos para estudar e, além disso, o professor Edson sempre procura trazer novos projetos que ajudam o nosso aprendizado. Ele cuida da nossa educação com muito amor e dedicação, por isso amamos nosso colégio”.

Camapet – Levar um exemplo de cidadania para o colégio Edigar Dourado Lima, por meio da Camapet (Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental), é uma tarefa abraçada pela amiga da escola, Isaura Maria Rocha. Ela pretende levar para a escola uma oficina para o reaproveitamento das garrafas pet. “São muitos objetos que são feitos com a reciclagem das garrafas pet: sofás, camas, bijouterias, parede. A ideia é que eles possam ganhar, depois, sua própria renda com a venda de suas produções”, afirma.