Colégio estadual de Alagoinhas requalifica espaços físicos e pedagógicos para o início do ano letivo

A comunidade escolar do Colégio Estadual Luís Navarro de Brito, no município de Alagoinhas, será surpreendida quando retornar à unidade, no dia 7 de fevereiro, início do ano letivo na rede pública estadual de ensino. É que a escola teve seus espaços físico e pedagógico requalificados, a partir da utilização da verba do Programa Retorno Escolar Seguro (PRES), do Governo do Estado, que destinou para as escolas estaduais, no total, recursos da ordem de R$ 250 milhões.

Entre as obras de manutenção realizadas no colégio, destaque para a biblioteca, que foi ampliada e contou com a adequação do espaço, pintura e aquisição de estantes de livros. O laboratório de informática também foi requalificado, com adequação do espaço, incluindo revisão na rede elétrica e aquisição de oito computadores, uma impressora e dois notebooks, além de data-show, tela de projeção, geladeira, caixa de som, microfones e microscópio. O portão de entrada de carros e as salas ganharam pinturas temáticas, feita por artistas locais.

A diretora Jocelia Novaes Gonçalves ressalta, ainda, que foram adquiridos equipamentos e materiais para o laboratório de ciências; uma TV de 43' para todas as salas; e reestruturação da secretaria e das duas áreas de esportes. “As ações implantadas irão nos auxiliar no processo do ensino aprendizagem e todo o foco das ações foi visando melhor atender a comunidade escolar. Nunca tinha tido acesso a uma verba tão maravilhosa. Todo o ambiente foi transformado. O governador trabalhou muito durante a pandemia para adequar as escolas e o PRES foi o coroamento de todas as ações estaduais. Estamos todos muito empolgados e felizes".

Sobre o PRES – Os recursos do PRES foram transferidos para a conta da Caixa Escolar das unidades escolares e se destinam à cobertura de despesas de custeio e capital. O programa do governo estadual tem o objetivo de contribuir com a manutenção física e pedagógica dos estabelecimentos de ensino, adequando as estruturas e adquirindo materiais necessários para manter os protocolos de biossegurança.