Colégio Estadual do IAPI recebe o Ouvidoria vai à Escola

O Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães, no bairro do IAPI, em Salvador, foi a primeira unidade da rede estadual a receber o projeto Ouvidoria Vai à Escola, na quintafeira (16/05). A solenidade de lançamento contou com as presenças do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto e do Ouvidor Geral do Estado, Jones Carvalho. Equipe gestora, professores e estudantes participaram do evento, que marcou o primeiro aniversário da Lei de Acesso à Informação (LAI), em vigor no País desde 16 de maio de 2012.

Lançamento do Projeto Ouvidoria vai à Escola

Todas as escolas da rede serão visitadas pela equipe da Ouvidoria. O objetivo é conscientizar a comunidade escolar sobre a finalidade do órgão, que promove a democracia participativa. “Visando ao fortalecimento da escola, o Governo criou e aprimorou mecanismos para tornar transparentes os processos de organização e gestão. A ouvidoria é o canal direto para que estudantes, professores e funcionários expressem as suas opiniões, suas dificuldades”, disse o secretário.

Osvaldo Barreto ainda frisou a validade da participação crítica dos estudantes. “É importante entender que toda crítica é construtiva. É criticando que ajudamos a melhorar. Não há Educação de qualidade sem boas escolas. Por isso, sempre que houver necessidade, vocês devem ligar, encaminhar emails para a ouvidoria”, afirmou o secretário, lembrando que o contato pode ser via telefone, internet e pessoalmente.

“Com esse projeto a gente vai poder falar o que a gente quer na escola. A ouvidoria vai poder ajudar a gente a opinar e conseguir o que a gente precisa”. Aiala Gabriely Borges, 15 anos, estudante do 2º ano do ensino médio

Foco nos estudantes - Com o Ouvidoria Vai à Escola, a Secretaria da Educação e a Ouvidoria Geral do Estado passam a oferecer às escolas estaduais um atendimento individualizado, com análise imediata das manifestações recebidas e acompanhamento de providências. “O intuito principal do atendimento personalizado é estimular a participação cidadã e o controle social por parte dos estudantes. Com essa aproximação, esperamos que eles fiquem mais à vontade para buscar a ouvidoria”, disse o Ouvidor da Secretaria da Educação, Francisco Neto.

Para a estudante do 2º ano do ensino médio, Lavínia Lima, de 16 anos, o serviço é um estímulo a mais para alunos e professores. “A gente sabe que pode falar do quê está se passando no colégio. É ótimo para professores e alunos”. Também estudante do 2º ano, Aiala Gabriely Borges, de 15 anos, vê no serviço a possibilidade de melhorar a estrutura física da escola. “Com a ouvidoria, nós podemos opinar e falar o que a gente precisa na escola”.

Contato – Estudantes, professores, gestores escolares, funcionários, pais e toda a sociedade podem entrar em contato com a Ouvidoria da Educação acessando o Portal da Educação e o Portal da Ouvidoria Geral do Estado; ligando 162; encaminhando e-mail para ouvidoria@educacao.ba.gov.br ou seguindo o Twitter @ouvidoreducacao. O cidadão também pode buscar o SAC Móvel ou comparecer à sede da Ouvidoria da Educação no SACEducação, no Comércio, e fazer a manifestação pessoalmente.

De janeiro de 2013 a 16 de maio de 2013, a Ouvidoria registrou mais de 5 mil comunicações, das quais 92% já foram atendidas. Cerca de 68% dos contatos com a ouvidoria são realizados pela internet, 1/3 deles pelo Portal da Educação. Mais da metade das manifestações são atendidas em até cinco dias.