Colégio Estadual Félix Mendonça recebe Prêmio de Melhor Escola Pública do Ano

O Colégio Estadual Félix Mendonça, localizado no município de Itabuna, conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Melhor Escola Pública do Ano, realizado pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). A cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira (10/12), na sede do MP, no Centro Administrativo da Bahia. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer unidades que trabalham no sentido de elevar a qualidade do ensino público na Bahia, envolvendo, também, estrutura física e estado de conservação.

A diretora da unidade, Rosemeire dos Santos Guerra, representou a escola na premiação e disse que a iniciativa funciona como um estímulo para continuar melhorando a estrutura das escolas e a aprendizagem dos alunos. “Receber o reconhecimento do Ministério Público significa que as ações da nossa unidade escolar estão com foco no pedagógico. Todas as dimensões da gestão escolar são importantes: a financeira, a administrativa, a pedagógica. Mas o que dá vida à escola é a gestão pedagógica”, disse.

A gestora ressalta, ainda, ações desenvolvidas pela unidade, em parceria com a comunidade escolar, que chamam a atenção: o “Delicie-se com o Mundo das Palavras. Ler é Muito Bom”, de estímulo à leitura, o projeto “Dizer Não às Drogas é Dizer Sim à Vida. Quando Escola e Família se Unem, as Drogas Passam Longe”, de prevenção e combate ao uso de drogas, e o projeto “Reflita, Haja e Interfira. Todos pela Consciência Ambiental”, que estimula a sustentabilidade nas práticas cotidianas

Além do reconhecimento pelas boas práticas, a unidade escolar receberá R$ 8 mil, cada, para ser utilizado na aquisição de bens, equipamentos e utensílios de uso coletivo. Sávio Damasceno, promotor de Justiça e gerente do Programa O Ministério Público e os Objetivos do Milênio: saúde e educação de qualidade para todos, explicou que, para escolha das escolas, o MP criou uma comissão julgadora, composta por representantes do órgão, dos patrocinadores e apoiadores, que analisaram a documentação exigida em edital, adotando como critério a valorização da gestão democrática e inteligente dentro da escola.

Foram observadas a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em relação ao ano anterior, a realização de reformas e melhorias na infraestrutura da unidade escolar, a elaboração de um projeto pedagógico, sua qualidade e cumprimento. “O nosso interesse é premiar os bons exemplos. Levantar esses bons exemplos para que eles possam ser seguidos por outras escolas. Por isso, nós incentivamos essas boas práticas”, disse Sávio Damasceno.

A premiação busca, também, estimular a autoavaliação contínua da escola, para que os gestores verifiquem o que precisa ser melhorado e as boas práticas adotadas que poderão ser mantidas. A superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional da Secretaria da Educação do Estado, Eni Bastos, considera importante a iniciativa do Ministério Público em reconhecer o esforço do trabalho que é desenvolvido pelas escolas públicas. “Eu sempre defendo a premiação do mérito pelo mérito, pelo bom trabalho que é desenvolvido. Buscamos sempre melhorar a qualidade das escolas públicas estaduais, e isso contribui”, afirmou.