Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins em Valença passa a oferecer Ensino Médio Integral

Fotos: divulgação
Os estudantes do município de Valença contam agora com mais uma opção para cursarem o Ensino Médio na rede estadual de ensino. O Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins passa a oferecer, a partir deste ano, a modalidade do Ensino Médio Integral. Estão sendo ofertadas 90 vagas distribuídas em três turmas, com um total de 1800 horas de aulas anuais.

Antes da novidade, a unidade de ensino ofertava apenas o ensino fundamental no turno diurno e o projeto Tempo de Aprender 2, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no turno noturno. O colégio também conta com o programa MedioTec, por meio do qual são disponibilizados os cursos técnicos em Cozinha e em Agronegócio destinados a estudantes do 2º ano do Ensino Médio matriculados em outras escolas estaduais.

Com esta nova modalidade de Ensino Médio em Tempo Integral, os estudantes entram no colégio às 7h30, estudam, lancham, almoçam, participam das demais atividades e retornam para suas casas às 17h30. Além das disciplinas convencionais do núcleo comum, eles também participam de oficinas, visitas técnicas, palestras, seminários e atividades culturais e esportivas.

A diretora do colégio ressalta a importância desta conquista para os jovens da cidade. “Esta nova oferta surge do anseio da comunidade e visa a formação plena do estudante porque vai mesclar aulas práticas com aulas teóricas contextualizadas com o dia a dia deles e suas comunidades. Além disso, estimula o protagonismo juvenil”, afirma, entusiasmada.

Em 2018, o Programa de Educação Integral (PROEI), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, terá um incremento de cerca de três mil vagas, passando de 27.002 para 30 mil vagas. Desse modo, haverá um aumento de 93 para 106 escolas a ofertar a modalidade na rede estadual, estendendo de 47 para 49 municípios atendidos.