Colégio estadual inaugura fanfarra escolar em Santa Inês

Além de ensinar a tocar um instrumento, as fanfarras escolares despertam o olhar e a sensibilidade do estudante da rede estadual para o trabalho participativo e em grupo. A partir desta perspectiva, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, desde 2007, implementa ações para valorizar estas atividades pedagógicas. Uma das mais recentes fanfarras foi criada no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, no município de Santa Inês.

Para comemorar a chegada da Fanfarra Águias Independentes da Bahia, a direção da escola realizou, no final do ano passado, na praça central da cidade, o Festival de Fanfarras, com a participação de toda a comunidade escolar e da população em geral. O conjunto, como explicou o professor Hérmeson Eloi, é resultado “de um projeto pedagógico que concilia música e educação, numa perspectiva de formação intelectual, social e humana”.

Participaram do evento os conjuntos de Nova Itarana (Fanfarra Antonio Dilson Almeida Andrade – FADAA), Brejões (Fanfarra Ana Lúcia Castelo Branco – FANALCB) e Jaguaquara (Fanfarra Osias Silva Costa – FANOSC). À medida que cada conjunto se apresentava, os estudantes das 5ª e 6ª séries do Colégio Antônio Carlos Magalhães entregavam um troféu de participação aos respectivos regentes. A Fanfarra Águias Independentes da Bahia encerrou o festival com a sua apresentação.