Colégio Estadual Manoel Novaes promove formação musical de estudantes

Violino, piano, guitarra, violoncelo, baixo elétrico, clarinete, saxofone, trombone, trompete, bateria, violão e flautas doce e transversal. Estes podem ser os instrumentos de uma escola de música ou de uma orquestra sinfônica. Mas eles também fazem parte do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, que oferece cursos técnicos e oficinas de música para os estudantes.

Um deles é Silas da Silva, que está há três anos no curso técnico de piano, recebendo acompanhamento teórico e prático dos professores. Além das aulas, o estudante participa de apresentações e faz planos para o futuro. “Eu termino o curso no ano que vem, então já estou pensando em fazer vestibular para música e seguir a carreira na área. O que eu mais gosto é música clássica, então quero tocar em orquestra ou coral”, ressalta.

Ao todo, cerca de 200 alunos recebem formação musical. As vagas dos cursos técnicos que não são preenchidas se transformam em oficinas para os estudantes do ensino médio regular, interessados em aprender a tocar um instrumento. Mas não há distinção entre as duas modalidades, como explica o professor de violino Sérgio Teixeira. “Nossas oficinas são direcionadas para o aprendizado do instrumento e voltadas para a formação do músico. Temos ex-alunos que são músicos atuantes no mercado de Salvador, integrantes de bandas, compositores, instrumentistas de música popular e orquestras sinfônicas, além daqueles que se tornaram professores de nível médio e até universitário”, explica.

Desde que foi fundado, há 19 anos, o Colégio Manoel Novaes já possuía os antigos cursos profissionalizantes na área de música. Após a mudança para os atuais cursos técnicos, a unidade já formou duas turmas e mantém a oferta de vagas nas oficinas.