Colégio no Bairro da Paz realiza atividades esportivas abertas à comunidade

Fotos: divulgação

Um projeto que alia esporte e qualidade de vida está contribuindo para integrar, ainda mais, o Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz, em Salvador, com a comunidade local. Quatro vezes na semana (segunda, quarta, sexta e sábados), a escola é aberta para que as famílias pratiquem atividades físicas, juntamente com os filhos.

O Projeto Escola em Movimento reúne várias atividades esportivas, como Voleibol e Futebol de Salão, Tênis de Mesa e Basquetebol. Eventualmente, também são realizadas oficinas de Karatê, Judô e de dança, além de palestras. A ação pedagógica tem trazido ótimos resultados, pois estimula a adoção de hábitos saudáveis, a qualidade de vida e uma maior aproximação da comunidade escolar.

O vice-diretor da unidade escolar, Fernando Lima, diz que a atividade esportiva integra a escola e a comunidade, estimula o processo de ensino e aprendizagem e contribui para a formação cidadã dos estudantes. “Estamos estimulando a prática esportiva na escola e temos percebido uma mudança muito significativa nos nossos estudantes, tanto em termos de comportamento, quanto no desempenho escolar. Muitos saiam da escola e ficavam até em uma situação vulnerável, o que não acontece mais graças ao esporte. Isto também tem trazido benefícios para a escola, que passa a ser mais valorizada pela comunidade”, comenta.

Entre os convidados que participam do projeto Escola em Movimento, está o professor Marcelo Santos de Jesus, que faz o curso de Educação Física e realiza um trabalho voluntário no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos. Para Marcelo, que nasceu e sempre morou no Bairro da Paz, a ação voluntária o realiza pessoal e profissionalmente. “Estamos aqui toda segunda, quarta, sexta e sábado realizando esta atividade esportiva com os estudantes e a comunidade. Isto é muito importante, porque as famílias são chamadas a acompanhar a vida dos seus filhos na escola e elas entendem isto. É um trabalho muito gratificante”, afirma.