Complexos Integrados de Educação da SEC promovem encontro virtual sobre relação entre poderes e ordem institucional

O projeto “Conexões”, promovido pelos Complexos Integrados de Educação (CIEs) – unidades pertencentes à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) – realizou mais um encontro virtual, neste sábado (10), através da plataforma YouTube, no endereço https://youtu.be/_CyBw2HgJI4. Desta vez, o convidado foi o professor e apresentador de TV, Ricardo Carvalho, que abordou o tema “O estado brasileiro: a relação entre os poderes e a ordem institucional”. Esta iniciativa dos CIEs visa fortalecer a rede colaborativa de ações, o conhecimento e o protagonismo estudantil. A live contou com as participações do coordenador de Articulação entre Educação Básica e Educação Superior da SEC, Robson Costa, que atuou como mediador, e do professor da rede estadual, Rafael Gama Moreira.

O professor e idealizador do projeto TV ENEM, Ricardo Carvalho enfatizou a importância da abordagem do tema. “Conhecer as instituições e as suas origens, o formato da sociedade e os elementos que compõem o estado brasileiro é muito mais que uma necessidade acadêmica; é uma responsabilidade cidadã. Nós só somos enganados, lesados, vilipendiados, se não conhecemos os nossos direitos, deveres e qual o papel de cada uma das instituições. É importante, portanto, nos entendermos como cidadãos e o que podemos cobrar do estado brasileiro”, destacou o educado.

“Falar de estado brasileiro é falar de democracia, de resistência, da luta construção pela construção das igualdades e contra os preconceitos”, complementou o representante da SEC, Robson Costa.

A cada edição, o projeto "Conexões" faz uma homenagem a um nome expressivo da luta histórica. Esta live foi dedicada ao líder político Haroldo Lima, falecido no último dia 24 de março, vítima da Covid-19, aos 82 anos, tido como um exemplo de cidadania e de estadista. “Haroldo foi, na prática, a expressão do homem público, daquele que soube lutar contra as injustiças, que teve sempre a ideia da justiça social, da distribuição de renda, da equidade entre as classes sempre como uma preocupação”, justificou o professor Ricardo.

Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação exercem a função de planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral. Atualmente, os CIES funcionam nos municípios de Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Notícias Relacionadas