Comunidade escolar comemora inauguração de Colégio Estadual em Jiquiriçá - Valença

A comunidade do distrito de Jiquiriçá, zona rural do município baiano de Valença, ganhou, oficialmente, nesta quarta-feira (17/09), uma nova unidade escolar da rede estadual. Trata-se do Colégio Estadual Bernardo Bispo dos Santos, com capacidade para receber 720 estudantes dos ensinos fundamental e médio, em um investimento de R$ 878.487,99, a partir de recursos do Tesouro do Estado. A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, além de gestores, professores, estudantes e comunidade.

Inauguração do Colégio em Jiquiriçá - Claudionor Junior

“O Governo do Estado tem, entre as prioridades, a importante política pública de levar educação de qualidade para os lugares mais longínquos. E a inauguração desta escola aqui em Jiquiriçá é mais um prova desta política, garantido a todos os nossos estudantes o direito de aprender”, disse o secretário, que ressaltou, também, os avanços na Bahia. “Com os nossos projetos estruturantes, diversificamos agendas e temáticas, fortalecendo o ensino em áreas prioritárias, como língua portuguesa e matemática”, afirmou.

Para a estudante Valdinéia dos Santos, 18 anos, que já estava matriculada no 3º ano da unidade, a escola trará muitos benefícios para a comunidade. “Antes, precisávamos ir até Valença para estudar. Agora ficou tudo muito mais fácil, temos até mais incentivo para ir à escola e aprender”, afirmou a jovem, que apresentou o poema Sonhar, de sua autoria, na cerimônia.

Os pais dos alunos também aprovaram a nova unidade. “Com a escola mais próxima, fico ainda mais tranquila, pois percebemos que eles estão mais seguros, além de ser muito prático para todos. Achei uma iniciativa muito importante para a nossa região”, disse a trabalhadora rural e mãe de aluno Conceição dos Santos.

“Antes, precisávamos ir até Valença para estudar. Agora ficou tudo muito mais fácil, temos até mais incentivo para ir à escola e aprender” - Valdinéia dos Santos, 18 anos, estudante.

Estrutura – A unidade funciona com seis salas de aula, nos turnos vespertino e noturno, oferecendo pátio central, prédio administrativo, com salas para diretor e professores, sala de leitura, biblioteca, laboratório e cozinha.

Nos últimos sete anos, o Estado investiu mais de R$ 499,9 milhões em construção, reforma e manutenção da estrutura física das escolas em toda a Bahia, incluindo unidades em áreas rurais, indígenas e quilombolas.

Áreas remotas – Outra iniciativa para beneficiar os estudantes que moram em áreas remotas do Estado, desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, é o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec).  O projeto atende a 150 municípios e 17.377 estudantes, que têm aulas transmitidas via satélite, em tempo real, com a presença de professores e mediadores em sala de aula.