Conteúdos de Geografia são revisados no aulão do ENEM 100% desta terça-feira

Os estudantes que estão se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tiveram mais uma oportunidade de assistir ao aulão virtual do projeto ENEM 100%. Nesta terça-feira (29), a atividade on-line promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) foi voltada para os conteúdos de Geografia e teve transmissão ao vivo na página do Youtube "Educação Bahia" (https://bit.ly/3kZuvEg). A aula, que fica gravada, pode ser assistida ou revista a qualquer momento que o estudante desejar. O exame, em sua versão impressa, será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

A estudante Ana Paula Jesus de Oliveira, 19, 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual José Dantas de Souza, localizado no município de Heliópolis, conta que é assídua nos aulões do ENEM 100% e fala da contribuição do projeto na sua preparação para o exame. “O ENEM 100% é um projeto de grande excelência, porque vários jovens estudantes, assim como eu, ficamos preocupados com a suspensão das aulas presenciais, por conta da pandemia do Coronavírus. E este projeto tem me ajudado muito nos meus estudos para o ENEM, pois quero cursar Medicina Veterinária na UFBA e as aulas têm me ajudado no aprendizado. Infelizmente, o governo federal não ouviu os estudantes em relação à data para a realização do exame, que queríamos que fosse mais longe. Então, este projeto veio na hora certa, pois precisamos sempre de suporte, ainda mais quando diz respeito ao nosso futuro”, relata a estudante, que é vice-presidenta da União Estadual dos Estudantes da Bahia (UEES).

Professor de Geografia do Colégio Estadual Heitor Vila Lobos, localizado no Cabula VI, em Salvador, Sérgio Silva focou a aula nas questões ambientais, destacando os impactos provocados pela ação humana, com queimadas, emissão de gases poluentes, a exemplo do CO2, e desmatamento. “Este é o assunto mais recorrente da prova de Geografia (15,5%), seguidos de Urbanização (10.4 %) e Globalização (9.1%)”, ressaltou o professor Serjão, como é mais conhecido pela comunidade escolar.

Para fazer uma boa prova de Geografia, o educador deu algumas dicas: fazer leitura sobre os principais acontecimentos mundiais na atualidade, relacionando ao processo de dinâmica do espaço geográfico; focar na relação interpretativa homem x natureza; e potencializar resoluções de questões envolvendo aspectos físicos e humanos. “O projeto ENEM 100% é uma excelente iniciativa do governo do Estado, principalmente para turbinar motivacionalmente os estudantes em maior parte da escola pública”, completou.

Fortalecimento das aprendizagens – Os aulões virtuais acontecem todas às terças e sextas-feiras, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. No Portal da Educação, o estudante tem também à sua disposição uma apostila que pode ser baixada, por aula, e a programação das próximas aulas que serão realizadas.

Ainda no Portal da Educação o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Outra importante ferramenta é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA).

Os estudantes também podem complementar a preparação para o exame com o "Estude em casa", programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa "Hora do ENEM", exibido de segunda a sexta, às 18h.