Culturas do patrimônio material e imaterial da Bahia são apresentadas por estudantes

Valorizar o patrimônio nos campos da história, da memória e da arte visando a identificação e preservação da cultura. Com este objetivo, estudantes apresentaram, nesta quarta-feira (29.10), na 3ª Mostra das Aventuras Patrimoniais do EPA (Educação Patrimonial e Artística), 33 álbuns com imagens e textos que desvendam o patrimônio e manifestações culturais dos municípios baianos que residem. Ao final, todos os grupos foram premiados com uma máquina fotográfica. O evento integrou a programação do 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola – ciência, arte, esporte e cultura, na Itaipava Arena Fonte Nova.

Culminância do EPA - Claudionor Junior - Ascom
O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, presente à apresentação, destacou a importância de trabalhos com este tema. “É fundamental realizar um projeto em que o estudante busque por sua identidade e ao mesmo tempo ajude a preservar a história da sua região. Realmente é muito emocionante ouvir esses relatos”, declarou.

O antropólogo Elson Queiroz, convidado para comentar sobre os projetos, ressalta a participação de estudantes na confecção destes trabalhos. “Estamos evoluindo na política de preservação dos patrimônios. Então, incentivar os estudantes a realizarem essa pesquisa de resgate é apresentar um Estado de pluralidade cultural”, afirmou.

Entre os trabalhos, estava o álbum intitulado Gruta de Pedra e Luz, produzido por estudantes do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, em Bom Jesus da Lapa. A aluna do 3º ano, Gabriele Gomes Saraiva, conta a inspiração para a pesquisa. “Mesmo com a visita de milhares de pessoas durante todo o ano, percebemos que os próprios moradores acabam não valorizando as grutas onde acontece a romaria. Nós mesmos, não conhecíamos diversos locais, então fizemos uma pesquisa fazendo um relato completo de todas as grutas”, explica.

Além dos patrimônios materiais, alguns projetos ainda apresentaram o resgate de patrimônios imateriais. É o caso de Vinícius Pereira Reis, 13 anos, do Colégio Estadual Vilas Boas Moreira, em Vitória da Conquista, com o álbum Feirinha do Bairro Brasil. “Esse trabalho é sobre uma feira que acontece aos sábados e domingos, e por meio de um personagem, relatamos os diversos aspectos do local. O mais legal é ver que, mesmo com muito trabalho, os comerciantes são felizes”, relata.

Notícias Relacionadas