Currículo Referencial do Estado da Bahia é discutido durante a Semana Pedagógica

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Foto: divulgação
O Currículo Referencial do Estado da Bahia para o Ensino Fundamental é uma das pautas que estão sendo abordadas por professores, coordenadores pedagógicos e gestores como parte da Semana Pedagógica na rede estadual de ensino. A atividade, que acontece até sexta-feira (8) em todas as escolas estaduais, visa o planejamento do ano letivo 2019, que começa na próxima segunda-feira (11), e apresenta como tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”.  
 
O Currículo Referencial para Estado da Bahia, que para a sua construção contou com consulta pública e participação de diversos segmentos, foi entregue para análise e homologação do Conselho Estadual de Educação (CEE) e vai nortear as diretrizes pedagógicas utilizadas nas escolas para esta modalidade de ensino. Segundo o superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado, Ney Campello, a discussão do documento é uma grande novidade para a Semana Pedagógica. “Neste primeiro momento, estamos trabalhando com os educadores alguns organizadores curriculares que são importantes e compõem o Currículo Referencial, o que dá a oportunidade de os professores terem uma aproximação maior com o conteúdo. Com a entrega do documento para apreciação do CEE, no último mês de dezembro, temos como objetivo, a partir da homologação, efetivar a implantação nas escolas da rede estadual que ofertam o Ensino Fundamental”, destacou.
 
No Colégio Estadual Severino Vieira, no bairro de Nazaré, a avaliação das ações desenvolvidas em 2018 e o currículo foram as primeiras atividades desenvolvidas no início da Semana Pedagógica. “Dividimos as tarefas de acordo com o que acreditamos ser mais positivo no desenvolvimento das atividades. Começamos debatendo o currículo e fizemos um balanço do ano passado. Agora, estamos trabalhando temas voltados para a formação continuada dos professores, seguindo depois com acompanhamento e avaliação. Estamos, também, focando nos projetos a serem desenvolvidos durante as unidades baseados nas competências e habilidades”, destacou a vice-diretora Nívea Neves.
 
Para a professora de Língua Portuguesa, Eleonor Correia, do Severino Vieira, o planejamento coletivo é imprescindível. “Estou há 17 anos na escola e a realização da Semana Pedagógica contribui muito para um ano letivo bem estruturado pedagogicamente. Com a Educação Integral, atuo ainda com outras disciplinas, como Cidadania, e essa preparação prévia, com orientações e discussões, possibilitam que possamos desenvolver uma estratégia pedagógica para o ensino e a aprendizagem dos alunos”, contou.
 
O currículo também foi um dos temas prioritários trabalhados no Colégio Estadual Helena Matheus. “Procuramos avaliar aspectos internos e externos, positivos e negativos. A ideia é potencializar os bons trabalhos desenvolvidos e termos uma avaliação crítica sobre as melhorias que devemos realizar na escola. O trabalho com o currículo tem o objetivo de fortalecer a pedagogia escolar neste ano letivo”, afirmou.   

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