Curso técnico em Agroecologia em regime de alternância é iniciado em Prado

Fotos: divulgação

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia iniciou, nesta segunda-feira (9), as aulas do curso técnico em Agroecologia, no anexo do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul (CETEP), localizado em Prado. A turma composta por 35 estudantes participará de aulas teóricas e práticas em regime de alternância, onde os estudantes ficam 15 dias imersos nas atividades teóricas do curso e 15 dias de práticas nas suas comunidades de origem. Os beneficiados terão orientação qualificada de professores e acompanhamento de monitores.

O Superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Durval Libânio Mello, ressalta a importância do curso. “Ele possui um modelo mais adequado à população do meio rural, que permite que os alunos tenham uma maior integração e vivenciem mais o processo escolar utilizando-se da educação em tempo integral. Todas as atividades e ações desenvolvidas fazem parte dos aspectos pedagógicos como a disciplina, trabalho em conjunto e relação interpessoal. Além disso, o curso incorpora as disciplinas do Novo Ensino Médio, a exemplo de Projeto de Vida e Mundo do Trabalho”, explica.

Segundo o diretor do CETEP, Petrônio Bonfim, o curso irá beneficiar muito a região. “O curso vai promover o início da educação agroecológica e promover a educação de pequenos proprietários da Agricultura Familiar e de assentamentos do Movimento Sem Terra (MST). Desta forma, o Estado, garante a educação no Território do Extremo Sul através de acordo com a vocação territorial

Este mesmo curso também está sendo ofertado em outras regiões do Estado. Em Arataca, o curso funciona no Centro Estadual de Educação Profissional da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos (CEEP); em Wagner, as aulas são realizadas no CETEP da Chapada Diamantina e, em Ipiaú, no CETEP do Médio Rio das Contas.