Dia D da Saúde e Cidadania mobiliza cerca de 2 mil pessoas

Um dia dedicado à prevenção e a importantes esclarecimentos. Esta foi a tônica da terça-feira (28/8) no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, no bairro da Caixa D´Água, em Salvador. Cerca de 2 mil pessoas, entre estudantes, professores e integrantes da comunidade do bairro, participaram do Dia D da Saúde e Cidadania, evento anual da unidade escolar que tem o objetivo de oferecer serviços diversos, como testes para detectar a existência de hepatite C, aferição da pressão arterial, mensuração da glicemia e informações sobre paternidade.

Neste ano, participaram do evento representantes da Defensoria Pública, que esclareceram dúvidas sobre formas de inclusão do nome do pai nas certidões de nascimento, e estudantes de cursos de enfermagem e nutrição de faculdades como Unijorge e Universo. “Achei toda a atividade bem interessante. Gostei especialmente dos esclarecimentos sobre doenças sexualmente transmissíveis. O Dia D conseguiu mobilizar diversos colegas”, disse Ioná dos Anjos, 16 anos, estudante da 8ª série da Escola Parque.

Para o diretor da unidade, Gedean Ribeiro, a importância do evento está em envolver a comunidade na iniciativa. “Hoje, percebemos a escola trazendo a comunidade. Com o Dia D da Saúde e Cidadania, a escola se torna mais ativa e a comunidade se sente pertencente à unidade escolar. Além disso, oferecer serviços, como o teste de hepatite C, contando com o apoio de diversas universidades, é de fundamental importância para todos”, considera.

O evento também ofereceu serviços de massagem e estética para os presentes. O espaço foi decorado com trabalhos artísticos produzidos nas oficinas de artes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).