Discussão sobre identidade marca evento sobre consciência negra no Colégio Estadual Alfredo Magalhães

A primeira semana do mês de dezembro marcou a culminância dos projetos pedagógicos sobre a consciência negra desenvolvidas durante todo o ano no Colégio Estadual Alfredo Magalhães, bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Em atividade interdisciplinar, estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental foram mobilizados em torno do tema “Ser negro em Salvador”, com o objetivo de discutir a identidade negra na Bahia.

Fotos: Arquivo do colégio

De maneira interdisciplinar, englobando as disciplinas de história e artes, os estudantes trabalharam com formas da arte africana expressas em camisetas com a técnica da xilogravura, discussões sobre a resistência negra, depoimentos dos colegas sobre como é ser negro na Bahia e apresentações de capoeira e samba de roda. “A questão da consciência negra é trabalhada com os estudantes durante o ano letivo e a cada ano temos um momento para a culminância”, revelou a professora de história, Maria Antônia Lima Gomes.

Para a professora, a atividade contribui para uma mudança de posição do negro na história do Brasil. “O objetivo é romper com a ideia do negro passivo e acorrentado, para reconhecê-lo como um sujeito da história do Brasil. Queremos que o nosso estudante se veja como um sujeito ativo e construtor desse País”, contou Maria Antônia, ressaltando que essa discussão reflete na autoestima dos estudantes. “A gente verifica a expressão diferente no olhar do aluno, é como se ele estivesse se redescobrindo”, completa.

A culminância foi coordenada também pela professora de artes Jussara Gomes, com o apoio da direção da escola e da equipe pedagógica, e contou ainda com a participação dos pais dos estudantes.