Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
ENEM: Estudantes avaliam o primeiro dia da prova
Estudantes da rede estadual que realizaram a prova do ENEM, nesse domingo (17), relatam que, apesar da tensão do momento, estão confiantes em relação aos resultados da avaliação. Carlucia Alves Ferreira, 20, reside no quilombo Lagoa dos Anjos, no município de Candiba e fez a prova no município de Guanambi. Para a estudante, a desistência de muitos estudantes contribuiu para a realização da prova de forma mais segura, estando em um momento de pandemia. “O local tinha poucos estudantes e a sala ficou bem tranquila. Fiquei surpresa com o tema da redação, mas gostei. Achei oportuno e atual. Estou confiante de que conquistarei meu objetivo, que é cursar Medicina”.
Estudante do Colégio Estadual de Pau da Lima, em Salvador, Emily Lima, 18, quer fazer o curso superior em Designer de Interiores e também avaliou de forma positiva. "Fiquei confusa em algumas questões e preocupada com a redação, mas, depois que vi o tema, fiquei tranquila. De certa forma, é irônico falar sobre o estigma associado a doenças mentais na sociedade brasileira, porque todos nós, principalmente os adolescentes e jovens, estão passando por alguma pressão psicológica neste momento. Então, acredito que os corretores vão receber vários relatos pessoais. Porém, no geral, me expressei bem e estou confiante”, avaliou.
Raquel Oliveira Ferreira, 19 anos, residente na comunidade Quilombola do Agreste, no município de Tremedal, cursa Farmácia na Universidade Federal da Bahia, e fez a avaliação, neste ano, para acompanhar outros estudantes da comunidade e testar seus conhecimentos. Para a estudante, a prova não apresentou tantas dificuldades, apesar da questão de deslocamento.
“De onde moro para o local da prova é longe, ficaram cansativas a ida e a volta. Sobre a prova, achei tranquila. Já são três anos seguidos que faço o ENEM e tinha algumas questões nos outros anos confusas e bem difíceis para serem resolvidas. Neste ano, grande parte da prova dava para ter uma boa interpretação após ler uma ou duas vezes as questões. A redação pegou todo mundo de surpresa com um tema ligado à atualidade, porém acho que me saí bem”.
Ana Micaelle, 17, estudante do Colégio Estadual Juiz Jorge Farias Góes, em Feira de Santana, afirma que a prova e o modelo apresentados, neste ano, foram mais interessantes em relação ao exame anterior. “Gostei da avaliação. É a segunda vez que faço o ENEM e, neste ano, foi perceptível que a prova abordou temas mais presentes na sociedade, como os salários no meio do futebol e o assédio. Senti na prova também mais representatividade feminina, porém encontrei poucos conteúdos ligados à História”, disse Ana Micaele.
A gestora do Colégio Estadual Duque de Caxias, em Salvador, comentou sobre a realização da prova na unidade escolar. “Espero que os candidatos não tenham enfrentado dificuldades no deslocamento. Os estudantes que compareceram mantiveram a postura e os cuidados necessários diante da pandemia.”
De acordo com os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do Ministério da Educação, responsável pelo ENEM, as provas foram aplicadas em em 1.460 locais de 162 municípios baianos e foram divididos em 16.966 salas. O segundo dia da prova será realizado no próximo domingo (24), no mesmo horário e locais.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas