Escola Parque celebra o São João com festa sustentável

O ginásio de esportes do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, localizado na Caixa D'água, em Salvador, se transformou, nesta quarta-feira (11), no palco de uma grande festa junina. Com a participação da comunidade escolar, foram realizadas diversas atividades como quadrilhas, concurso de rei e rainha do São João, desfile de moda e apresentações de dança.

Com o tema Juventude, consciência e autoestima, a festa teve como inspiração o uso da sustentabilidade. “Esse ano, buscamos conscientizar os estudantes e familiares da importância de termos uma responsabilidade com a natureza. Por isso decidimos trazer isso para o São João. Juntando a tradição da festa, com um assunto bem atual”, explica diretor da unidade, Gedean Ribeiro do Nascimento. Ele também destaca a participação ativa dos alunos, pais e professores da unidade. “Muito feliz em propor algo bastante educativo e que é abraçado por todos da comunidade”, diz.

Uma das mais empolgadas era a estudante Bárbara Vasquez, 6º ano B, da Classe IV, que participou da apresentação de ginástica artística. “Discutimos com a professora sobre mesclarmos uma coreografia que misturasse São João e Copa do Mundo, dois temas muito fortes este mês”, explica.

Já os colegas Moisés Costa, 6º ano, e Brenda Oliveira, 7º ano, participaram do concurso de Rei e Rainha do São João com o desfile de roupas bem características da festa. “Fomos convidados pela professora para participar, então concordei e estou achando divertido”, confessou Moisés. A professora de artes plásticas, Claudileia Portela, responsável pelo figurino do casal, fala da importância da participação dos estudantes nestas atividades. “Os alunos acabam aprendendo muito. Todo o material para fazer a roupa foi reciclável e isso contribui, por meio da prática, que eles construam uma consciência sustentável”, destacou. Além das apresentações, os participantes podiam visitar barracas de comidas típicas, brincadeiras, e dançar ao som de um tradicional trio nordestino.