Escola Parque comemora 65 anos com a participação dos estudantes e das famílias

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Um bolo confeitado e os parabéns entoados em coro pela comunidade escolar e pais de alunos marcaram a abertura das comemorações pelos 65 anos do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, no bairro da Caixa D´Água, em Salvador. O aniversário da instituição pública de ensino - importante marco para a educação pública brasileira, concebida pelo educador baiano Anísio Teixeira – acontece nos três turnos, desta segunda-feira (21), com atividades culturais ao longo do dia e à noite. Na abertura da programação, no foyer do teatro da unidade, a banda JP, formada por estudantes da instituição, animou o público com músicas baianas.

“Hoje é um dia de festa” anunciou o diretor da Escola Parque, Gedean Ribeiro, agradecendo a presença “de tantos convidados essenciais”. Comemorar os 65 anos da escola, disse o gestor, “é falar de construção da educação com amor, porque tudo neste espaço foi e é feito com este sentimento, sempre contando com a parceria de toda a comunidade: estudantes, professores, pais de alunos, moradores e comerciantes locais”.

"A Escola Parque significa a certeza de que os meus filhos estão aprendendo", Zoraide Nascimento, mãe de estudante

Para celebrar a data, os pais e mães acompanharam seu filhos, os professores e até ex-alunos foram comemorar a data. Judson Marley, 11 anos, estudante do 5º ano da Escola Parque, fala sobre a importância da Escola Parque para ele que faz uma série de atividades complementares. “Gosto muito desta escola, ela representa tudo na minha vida. Aqui, além das atividades normais de sala de aula, ainda temos uma série de oportunidades, como aprender karatê, jardinagem e futsal. Participo de tudo!”.

Para dona Zoraide Nascimento, mãe dos estudantes Cailane e Jerson, ter os filhos da Escola Parque é sinônimo de confiança e esperança. “A Escola Parque significa a certeza de que os meus filhos estão aprendendo, ganhando conhecimentos e convivendo com este verde que cerca todo o espaço”.

"Depois da minha família, a Escola Parque é o que tenho de mais importante na minha vida”, José Mendes, ex-aluno e professor

Para o ex-aluno e professor José Mendes, 65 anos, a Escola Parque é um espaço onde as pessoas se encontram e se realizam nas áreas educacional e social porque, além de desenvolver o lado pedagógico, a unidade mantém um forte trabalho com a sociedade e as famílias. “Sinto-me orgulhoso por ter acompanhado toda a trajetória da Escola Parque. Cheguei aqui como aluno, há 57 anos, e, hoje, posso dizer que, depois da minha família, a Escola Parque é o que tenho de mais importante na minha vida”, declara o professor de Arte e Madeira.

Pela tarde, as atividades comemorativas acontecem nos núcleos de Artes Visuais, com a abertura da exposição itinerante de trabalhos estudantis e a exibição do vídeo ‘Eu sou a Escola Parque’. Em seguida, os alunos desfilam com a banda de música da unidade, pelos núcleos da escola, tocando e cantando músicas que foram ícones nos últimos 65 anos. À noite,  a atração é o musical ‘Escola Parque em seis atos: do rock ao pop’, apresentado por décadas: ‘Década de 50 – moda’, ‘Década de 60 – ginástica/moda’, ‘Década de 70 – moda’, ‘Década de 80 – vôlei’, ‘Década de 90 – mudanças na moda’ e ‘Década de 2000’.

História viva

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

>> Clique aqui para ver outras fotos

Formado pela Escola Parque (que oferece atividades complementares na perspectiva da educação integral) e por mais oito classes, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro foi idealizado em 1947, por Anísio Teixeira, e inaugurado em 1950. Com uma área de 42 mil metros quadrados e com 3.300 estudantes, o Centro Educacional se destaca por ter sido a primeira unidade de ensino em tempo integral do país e pelo seu envolvimento com a comunidade.

Em um período, os alunos têm todas as disciplinas do núcleo comum, como matemática, português, geografia, e, no outro turno, têm acesso a outras atividades, oferecidas pelos núcleos de informação, comunicação e conhecimento, de pluralidade esportiva, de artes visuais, de jardinagem, de alimentação e de projetos especiais.

Comunidade escolar fala sobre importância da Escola Parque

“Cheguei aqui em março de 1958 e tudo o que sou e que tenho agradeço à Escola Parque.  A família que tenho, a pessoa que sou, tudo devo à esta instituição de ensino, que tem uma direção maravilhosa. Tive o privilégio de trabalhar com todos os diretores, desde a primeira, Carmem Teixeira, irmã de Anísio Teixeira, ao atual, Gedean Ribeiro” -  José Mendes de Oliveira, ex-aluno e professor de Arte e Madeira da Escola parque

“Gosto muito desta escola, ela representa tudo na minha vida. Aqui, além das atividades normais de sala de aula, ainda temos uma série de oportunidades, como aprender karatê, jardinagem e futsal. Participo de tudo!” -  Judson Marley, 11 anos, estudante do 5º ano da Escola Parque

“Esta escola representa o meu passado, o meu presente e o meu futuro. Cheguei aqui aos oito anos de idade e cursei até a 8ª série. Depois, fui estudar no ICEIA, me formei em professora, me aposentei e, há cinco anos, voltei para a Parque, ganhei um novo vigor físico. Hoje, eu me sinto ótima e agradeço a Deus e aos meus professores Ana Aparecida e Cícero Pimentel” -  Maria Euzete dos Santos – aluna do Núcleo de Ginástica para a Melhor Idade