Escolas da rede estadual comemoram o Dia do Estudante com cultura e arte

As escolas da rede estadual já comemoram o Dia do Estudante, que, oficialmente, é celebrado na próxima segunda-feira (11/8). No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, localizado no bairro dos Barris, em Salvador, a data foi festejada, nesta sexta-feira (08/08), com atividades nas áreas de cultura e arte e com a culminância da fase escolar dos projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, entre os quais: o Festival da Canção Estudantil (Face) e o Tempos de Arte Literária (TAL).

“Nossos estudantes são muito participativos e empolgados com as atividades que realizamos na escola. Eles ficaram muito ansiosos para a produção desse evento, que, além da integração que proporciona entre eles, é uma oportunidade de mostrarem as suas aptidões artísticas por meio dos trabalhos que apresentam e que fazem com tanto prazer”, disse o vice-diretor da unidade, Fabrício Rocha.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Natália Maia, 16 anos, 2º ano, uma das alunas que se apresentaram pelo Face, teve até um animado fã-clube organizado. “Já participei de duas edições do festival. A cada ano, é uma emoção diferente, mas a sensação de frio na barriga é a mesma”, declarou a estudante que interpretou a sua própria composição, o reggae Saudade.

Já a linguagem audiovisual foi representada por Felipe Pereira, Mercedes Oliveira e Luís Henrique Araújo, todos do 2º ano, autores do vídeo Você já se decidiu? O trabalho, que faz parte do projeto Produção de Vídeos Estudantis (Prove), fala sobre o futuro profissional dos estudantes. “A gente aborda, nesse vídeo, a importância da escolha da carreira a seguir. Mostramos, sobretudo, que nós, jovens, temos talentos, e queremos ser alguém que venha a contribuir no mundo do trabalho”, relatou Felipe Pereira.

A poesia também teve espaço na escola. Negro pede Respeito, de Patrick Lima, 16 anos, 2º ano, tratou do engajamento estudantil. “Quis falar sobre o preconceito contra os negros, que ainda sofrem discriminação”, justificou o aluno participante do projeto TAL.

Outras atividades – No Colégio Estadual Raphael Serravale, no bairro da Pituba, também na capital baiana, a música deu a tônica das homenagens nesta sexta-feira (8/8). Já o Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, na Av. Paralela, a comemoração pelo Dia do Estudante vai acontecer nos dias 23, 24 e 25 de agosto, com um ciclo de palestras, cujos temas serão escolhidos pelos próprios estudantes.