Escolas da rede estadual desenvolvem atividades sobre o Dia da Independência

Com o objetivo de mobilizar estudantes e comunidade para as comemorações do Dia da Independência do Brasil (07/09), as escolas da rede estadual de ensino realizam diversas atividades pedagógicas sobre este momento histórico. No Colégio Estadual de Araçás, no município de Araçás, os alunos desenvolveram trabalho multidisciplinar para abranger o conhecimento sobre a data comemorativa.

O objetivo foi unir história, redação e artes, intensificando o aprendizado deste importante momento cívico. “Levamos os estudantes ao cinema para assistirem ao filme Independência ou Morte, e, a partir do entendimento, produziram uma redação”, explica a professora da disciplina, Lucinalva Pinheiro. Ela fala sobre a importância do estudante estar preparado para o desfile. “Não adianta apenas participar, eles têm que conhecer o conceito da comemoração”, diz.

Atividade no Colégio Estadual de Araçás

A estudante do 1º ano, Débora Borges, destaca a sua participação no projeto. “Foi excelente, pois trabalhamos esse tema e pudemos conhecer mais sobre a luta da independência. Aprendemos que o respeito à pátria é uma questão de ética e cidadania”. A aluna ressalta a oportunidade de frequentar o cinema. “Fomos em três ônibus para Alagoinhas, e foi muito divertido, pois essas atividade estimulam muito mais os estudantes”, diz.

No Colégio Estadual Alberto Silva, em Simões Filho, os estudantes vão apresentar, durante o desfile da localidade, a temática sobre meio ambiente trabalhada no primeiro semestre. “Na nossa escola, desenvolvemos o tema sobre descarte consciente de lixo eletroeletrônicos”, disse a diretora Idanísia Vieira, do Colégio Estadual Alberto Silva.

Educação Profissional – Já no Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim (Cetep), em Macaúbas, os estudantes estão promovendo a Semana Cívica, que acontece até esta sexta-feira (5/9). A cada dia está sendo realizada uma atividade.

No domingo (7/9), às 8h30, os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, em Jaguaquara, irão percorrer o entorno da unidade com faixas e cartazes para divulgar ações da unidade. “Estaremos divulgando para a comunidade os cursos e as modalidades de ensino que ofertamos: Ensino Médio Integrado, Prosub e Proeja, programas como o Pronatec e o Mais Educação, entre outros, além dos projetos apresentados no Face, no Ave e na Feira de Ciências”, disse Nelma Porto, gestora da unidade.