Escolas da rede estão mobilizadas para o Dia da Educação Integral

Um total de 39 escolas de Salvador e Região Metropolitana, pertencentes à rede estadual de ensino, estão mobilizadas para a primeira edição do Dia da Educação Integral (EI), que acontece sábado (23/11), às 8h, em cada uma das unidades escolares envolvidas. A iniciativa – que simboliza uma articulação para fortalecer a integração da escola, família e comunidade – será desenvolvida por meio de debates, oficinas, exposições, fanfarras e outras apresentações artísticas. O evento, uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, é realizado em parceria com o Inspirare, instituto com o propósito de inspirar inovações em iniciativas empreendedoras, políticas públicas, programas e investimentos para a melhoria da qualidade da educação no Brasil.

O Dia da Educação Integral faz parte do conjunto de ações do Programa de Formação de Profissionais de Educação, a partir da articulação escola-comunidade. A realização do trabalho está sob gestão técnico pedagógica da Cipó – Comunicação Interativa, junto à Associação Cidade Escola Aprendiz e ao Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep).

De acordo com o coordenador da Educação Integral, Analdino Filho, a ação tem como objetivo principal “socializar a proposta de educação integral de metodologia bairro-escola. O Dia EI visa, também, fomentar a reformulação e o desenvolvimento do projeto político-pedagógico das unidades escolares, articulado com o Projeto Estadual de Educação Integral, além de promover a articulação pedagógica entre os projetos estruturantes da Secretaria da Educação nas escolas de Educação Integral, contribuindo pedagogicamente para diversificação do universo de experiências educativas”, enumera.

Atividades  – No Colégio Estadual Henriqueta Martins Catharino, no bairro da Federação, as atividades do Dia da Educação Integral começam cedo, às 7h, com uma caminhada dos estudantes do Mais Educação que, no trajeto, farão uma apresentação poético-teatral, sob a orientação da professora e coordenadora Naynara Tavares. No turno vespertino, serão realizadas diversas oficinas, entre as quais, dança de salão, desenho, reciclagem, leitura e contação de história. Haverá, também, uma apresentação de samba de roda, criada pelos alunos da escola, e uma exposição de trabalhos feitos nas disciplinas geografia, matemática e artes, e a exibição do filme O Caçador de Pipas.

O Colégio Estadual Frederico Costa, na Vila Laura, por sua vez, vai realizar as ações do Dia da Educação Integral na Escola Estadual Doutor João Pedro dos Santos, na avenida Bonocô, onde as duas comunidades escolares se juntarão das 9h às 16h. Segundo a diretora Patrícia Andrade do Carmo, a abertura terá a leitura da redação, premiada pelo jornal A Tarde, da aluna da Escola Estadual Doutor João Pedro dos Santos. Haverá, também, palestra sobre saúde bucal, visita aos estandes com a temática Cidade Sustentável, apresentações de capoeira, percussão, grupos de dança e de coral.

Educação Integral – A Educação Integral pressupõe uma aprendizagem voltada para o exercício da cidadania plena, que integra os diferentes saberes, espaços, sujeitos e conhecimentos, compreendendo o direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária.

A Secretaria da Educação do Estado, por meio do Projeto Estadual de Educação Integral, tem buscado contribuir para a formação do estudante na sua integralidade e para a sua emancipação humana e social. A educação integral é oferecida a 42 escolas na capital e a 44 no interior do Estado, atendendo a cerca de 20.270 alunos.