Escolas devem informar “Situação do Aluno” do Censo Escolar 2012

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e as secretarias municipais de Educação, realiza a segunda etapa do Censo Escolar 2012, denominada “Situação do Aluno”. Entre os dias 1º de fevereiro e 15 de março, todas as escolas públicas e privadas que declararam o Censo Escolar 2012 são obrigadas a informar a situação de cada aluno em relação ao Período Letivo de 2012. Para cumprir o procedimento, é necessário acessar o módulo “Situação do Aluno”, no portal do MEC (www.educacenso.inep.gov.br).

A coleta denominada “Situação do Aluno” diz respeito aos dados referentes ao rendimento e movimento dos alunos que foram declarados no Censo Escolar de 2012 pelas unidades escolares estaduais, municipais, federais e privadas. Vale ressaltar que o procedimento é de suma importância, pois esses indicadores (aprovação, reprovação e abandono, dentre outros), são utilizados pelo MEC/Inep na definição dos índices da Educação do estado, dos municípios e das escolas.

Também na internet, no endereço www.treinamento.educacenso.inep.gov.br, está disponível uma plataforma para que os usuários do sistema Educacenso possam desenvolver treinamentos com seus técnicos.

O período de retificação desta segunda etapa do Censo Escolar 2012 ocorre de 25 de março a 10 de abril.

Outras informações:

Marcos Vinicius - e-mail: marcosvinicius.goncalves@educacao.ba.gov.br