Escolas Estaduais da Bahia se preparam para II Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A preocupação com o desenvolvimento de políticas sustentáveis de convivência com o Planeta está na pauta das discussões de todas as sociedades. Buscando incluir as novas gerações neste debate, as escolas da Bahia, com turmas do Ensino Fundamental II (6º e 9º ano),  realizam, até o dia 31 de agosto, as Conferências nas Escolas. Serão elaboradas propostas de intervenção na escola, a partir dos subtemas Terra, Fogo, Água e Ar com objetivos de torná-las escolas sustentáveis.

Estudantes fazem uso racional de água nas escolas

Nas conferências, estudantes e professores irão se reunir para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço sustentável. Essa etapa é o momento para o fortalecimento ou construção da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA), instrumento criado para socializar a educação ambiental dentro das escolas; para o desenvolvimento do projeto de ação, com a finalidade de promover a sustentabilidade socioambiental a partir da gestão, do currículo e do espaço físico da escola; criação de um produto de educomunicação para divulgar o projeto de ação; e, ainda, eleger os delegados e suplentes que participarão da II Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, entre os dias 16 e 18 de outubro.

De acordo com o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Fabio Barbosa, a conferência é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades. “O objetivo é estimular o desenvolvimento de processos educativos permanentes e continuados, capazes de sensibilizar a comunidade escolar para a construção de uma sociedade de direitos, ambientalmente justa e sustentável”, disse.

II Conferência – Com o tema “Vamos Cuidar da Bahia com Escolas Sustentáveis”, a II Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente será o espaço para a apresentação e discussão dos projetos de ação. Em plenário, os delegados presentes escolherão os quatro projetos mais relevantes, transformadores e possíveis de serem realizados para representarem o Estado na IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, entre os dias 25 e 29 de novembro, em Brasília.

Podem participar da II Conferência Estadual pelo Meio Ambiente, os estudantes do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série) do ensino fundamental, de escolas públicas (estaduais e municipais) e privadas, localizadas em áreas urbanas e rurais, assim como escolas de comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos. Todos os estabelecimentos escolares que se enquadrem no perfil podem acessar a página conferenciainfanto.mec.gov.br para ter acesso a todo material didático que dará subsidio à realização da conferência.

Segundo Fabio Barbosa, a mobilização para a conferência começou em julho de 2012, quando a Secretaria da da Educação do Estado realizou o II Encontro Estadual das Comissões de Meio Ambienet e Qualidade de Vida (Com-Vida), e nesse contexto a expectativa de é que as escolas participem em grande número. “Esperamos uma ampla adesão das unidades escolares, dos municípios e das Diretorias Regionais de Educação para a participação de 395 delegados na etapa estadual”. Mais de 600 escolas da rede estadual já aderiram à Conferência.

Seleção dos delegados – A seleção do delegado (a) será conduzida de forma democrática. Os delegados e seus suplentes serão escolhidos pelos próprios estudantes, respeitando os seguintes critérios: estar matriculado em uma turma do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série) do ensino fundamental na escola que representará; ter entre 11 e 14 anos na data da Conferência Nacional; ter participado ativamente da elaboração do projeto de ação; ter participado, de maneira significativa, no fortalecimento ou na construção da Comissãos de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida).

Outras informações sobre a Conferência poderão ser obtidas no site da Conferência Nacional (conferenciainfanto.mec.gov.br) ou na Coordenação de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria Estadual da Educação, contatos: (71) 3115-8951 ou 3115-8952.