Escolas estaduais ofertam alimentação de alto valor nutricional para os estudantes

Com o objetivo de contribuir para a segurança alimentar e nutricional dos estudantes da rede estadual de ensino, as escolas estaduais estão ofertando uma alimentação ainda mais reforçada, diversificada e de alto valor nutricional. Cada prato é feitos pelas cozinheiras, cozinheiros e merendeiras, com muito capricho, seguindo as orientações de nutricionistas da Secretaria da Educação do Estado (SEC), que periodicamente realizam capacitações.
 
Para os estudantes do turno matutino são servidos um café da manhã na chegada à escola e um almoço antes de ir para casa. Para o turno vespertino, são servidos o almoço e a ceia antes da saída; e, no noturno, também é servida uma ceia. No Colégio Estadual Nelson Mandela, localizado no bairro de Periperi, em Salvador, nesta quinta-feira (16), por exemplo, foi servido, no café da manhã, cuscuz com ovo e café com leite e, no almoço, cozido com pirão, legumes e verduras, além de suco e fruta como sobremesa. 
 
O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Manoel Calazans, falou sobre a importância da alimentação escolar enquanto política que contribui para a segurança alimentar dos estudantes. “Com a retomada das aulas semipresenciais nas escolas estaduais, incluímos mais uma refeição por turno nas unidades estaduais, ou seja, em uma manhã é servido um café da manhã e almoço. Além disso, estamos com um edital que permitirá a aquisição de gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar, que são regionalizados e mais saudáveis”. 
 
Segundo o cozinheiro do colégio, Anderson Gleiton Lima, a alimentação é preparada seguindo todos os protocolos sanitários, desde a escolha e higienização dos produtos, passando pelos cuidados no preparo dos alimentos, até serem servidos aos estudantes. “Mesmo uma comida simples, se for feita com amor e carinho, usando alimentos frescos e de boa qualidade, resulta em um sabor especial que cativa os estudantes. Fico muito feliz com o feedback positivo deles, pois sempre elogiam o nosso cardápio diversificado e isso nos motiva a trabalhar com muita dedicação”, afirmou. 
 
A estudante Lavinia Santiago, 15, 9º ano, disse que ficou muito contente com a refeição reforçada na escola. “A alimentação servida na escola é muito gostosa e, agora, temos uma refeição a mais, que nos deixa mais dispostos durante todo o dia. Meu cardápio preferido é o servido na hora do almoço, pois já vou para a minha casa alimentada”, disse. Quem também aprovou a alimentação da escola foi Bianca Rodrigues, 17, 7º ano. “Faço questão de me alimentar na escola, porque todos os pratos são saborosos. O café da manhã servido antes das aulas também é muito bom e vamos para a sala mais animados para estudar e aprender”, revelou.

Notícias Relacionadas