Escolas se preparam para eleições para colegiado escolar a partir da terça (21)

Foto: Claudonor Jr. - Ascom/Educação

As escolas da rede estadual de ensino ultimam os preparativos para a eleição do colegiado escolar, que começa nesta terça (21/07) e prossegue até sexta-feira (24/07), na capital e interior. Os estudantes disputam o voto dos colegas e outros segmentos também irão eleger seus representantes: professores, funcionários, pais ou responsáveis.

A eleição para o colegiado escolar é promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Visa estimular o envolvimento da comunidade escolar na gestão democrática e participativa das escolas. A ação faz parte do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação que visa, dentre outras coisas, a formação de uma rede de parcerias pela melhoria da qualidade da educação pública na Bahia.

"Os alunos estão se mostrando participativos e conseguimos realizar uma bem-sucedida mobilização para que os pais participem"

Os pais que se encaminharem para votação devem apresentar o documento de identidade (RG). No Colégio Estadual Alfredo Magalhães, no bairro do Rio Vermelho, as eleições ocorrem na quinta-feira (23), das 8h às 20h, e vai movimentar mais de 500 alunos na unidade. “O processo mexe bastante com a escola, muito disso promovido pelas eleições de líderes de classe realizadas recentemente. Os alunos estão se mostrando participativos e conseguimos realizar uma bem-sucedida mobilização para que os pais participem,” explicou a diretora Maria do Socorro Dantas. Durante o processo, “os eleitores poderão realizar a votação, por meio de cédula, com a urna localizada no auditório”, acrescentou.

No Colégio Estadual Satélite, bairro de Piatã, os estudantes vão ser direcionados, por turma, para a votação na sala de arte. “As eleições ocorrerão até às 18h, porque não temos o terceiro turno. Mas acreditamos que teremos uma boa participação de todos os segmentos. O legal é que houve um número maior de alunos que o limite permitido de candidatos, e isso reflete na disposição de mudança da comunidade escolar”, destacou a diretora Benevalda  Souza, que também realiza as eleições no dia 23 de julho.

MAIS SOBRE O COLEGIADO
O colegiado pode tomar decisões, aconselhar os gestores, acompanhar e/ou fiscalizar as ações pedagógicas e administrativo-financeiras realizadas e mobilizar principalmente outros estudantes e pais ou responsáveis a se unir para assumir a educação como um bem familiar e social.