Estado entrega requalificação de Colégio Estadual em Sapeaçu

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA
O governador Rui Costa entregou, nesta quinta-feira (11), à comunidade escolar do Colégio Estadual Dr. Eliel da Silva Martins, localizado no município de Sapeaçu, no Recôncavo Baiano, as obras de manutenção civil e elétrica da unidade. Com esta já são 330 escolas visitadas pelo governador Rui Costa desde o início da sua gestão. A reforma na unidade incluiu revisão das instalações elétricas, da cobertura, das esquadrias e das instalações hidrossanitárias; reforma geral da quadra poliesportiva; pintura geral; e revestimento cerâmico em todos os pavimentos. O investimento foi de R$ 799.906,85 com recursos do Estado.

A requalificação do Colégio Estadual Dr. Eliel da Silva Martins, onde estão matriculados 706 estudantes, incluiu, também, a troca de portas nas 13 salas, nos banheiros, na biblioteca, na cozinha e nos demais pavimentos. Além disso, o colégio da rede estadual ganhou monitoramento com 16 câmaras e 25 chromebook para a sala do e-Nova, projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, em parceria com o Google, visando ampliar o acesso dos alunos a conteúdos pedagógicos associados à tecnologia digital.

A estudante Lívia Costa, 16, 2º ano do Ensino Médio, falou sobre a reforma do seu colégio. “Dá mais vontade ainda de estudar. O ambiente escolar está mais agradável, estou me sentindo como se tivesse em uma nova escola e, de fato, estamos. Gostei de tudo, especialmente das novas cadeiras da sala e as câmaras que foram colocadas. Estamos todos bem satisfeitos”.

O diretor Ednaldo Barreto falou sobre a reforma reivindicada pela comunidade escolar, em uma visita de Rui Costa, em dezembro de 2015. “O governador esteve em nossa escola e viu a situação precária. Saiu daqui dizendo que iria fazer uma ampla reforma e cumpriu a promessa. Hoje, estamos recebendo de suas mãos um novo colégio. Esta requalificação física alavanca o sistema educacional porque um espaço escolar melhor estruturado reflete na melhoria do aprendizado dos estudantes”.

Outras ações
Rui ainda inaugurou o trecho recuperado da rodovia BA-120, entre os municípios de Sapeaçu e Castro Alves, e o entroncamento da BR-242. Com um investimento de mais de R$ 20,8 milhões, a recuperação da via também beneficia os municípios de Santa Terezinha, Elísio Medrado e Itatim, alcançando um total de 80 mil habitantes. A obra compreende um trecho de mais de 36 quilômetros por onde circulam 490 veículos diariamente.

“Além de melhorar a trafegabilidade, oferecer mais segurança e conforto à população, a recuperação de estradas ajuda no desenvolvimento das cidades. Aqui na região do Recôncavo, outras estradas deverão ser inauguradas em breve, entre elas a de Santo Antônio de Jesus até Amargosa, e mais duas em Maragogipe”, revelou o governador.

O governador também realizou a inauguração simbólica do serviço de extensão da rede de distribuição de água para as comunidades de Jânico e Jenipapo. A obra concluída este mês atende 219 ligações domiciliares, contemplando 800 moradores das duas localidades. O investimento nesta obra foi de R$ 100 mil.

Ainda em Sapeaçu quatro subprojetos foram contemplados por editais do Bahia Produtiva e os convênios assinados no evento. Para esta ação, foram destinados mais de R$ 3 milhões, beneficiando 139 famílias ligadas à agricultura familiar.