Estudante da rede estadual conquista primeiro lugar no Concurso Ideias Inovadoras

Criar um sistema natural de purificação de água e incentivar o consumo de alimentos saudáveis no ambiente escolar. Essa foi a tecnologia social, de baixo custo e de grande alcance social, que levou o estudante do 3º ano do Ensino Médio, do Centro Educacional Antonio Honorado, no município de Casa Nova, Luiz Teixeira Barbosa Neto, a conquistar o primeiro lugar no Concurso Ideias Inovadoras 2014, na categoria Ensino Médio, Profissional Técnico de Nível Médio, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A premiação foi realizada nesta quinta-feira (11/12), no Hotel Fiesta.
 

O projeto intitulado “Aquaponia na escola como atividade inovadora de aprendizagem” propõe a produção de pescado associada à produção de vegetais não apenas para a alimentação escolar, mas também para que os estudantes possam fazer experiências na área de biologia, química e sustentabilidade, aprendendo como ocorre o processo natural de purificação de água, a partir da reação da amônia liberada pelas tilápias.
 
O estudante também conquistou o primeiro lugar na categoria Ciência, Biologia e Saúde da 4a Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba), realizada como parte do 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, de 28 a 30 de outubro deste ano, na Itaipava Arena Fonte Nova. Agora, Luiz se prepara para apresentar o projeto na 13ª edição da Feira de Ciências e Engenharia (Febrace), em março de 2015, em São Paulo.
 
Ao comemorar a premiação, o estudante destacou a importância deste reconhecimento para destacar o potencial dos estudantes e o valor da escola pública. “Eu estou muito feliz por estar representando uma ideia voltada para a escola pública. Muitas pessoas são descobertas de onde menos se espera. Fico muito feliz em representar o interior do Estado, em poder mostrar a cultura de outro lugar e estimular a participação de outros estudantes”.
 
Para a Diretora Geral do Instituto Anísio Teixeira, Irene Carzola, a premiação de um estudante da Rede Estadual de Ensino significa o reconhecimento a um trabalho que vem fomentando a educação científica como parte do currículo nas escolas da rede estadual de ensino. Falou, ainda, que as feiras de ciência são uma das atividades pedagógicas que estimulam o interesse dos estudantes pela pesquisa. “Precisamos incentivar todos os estudantes a participar dessas ações para que eles tenham cada vez mais projeção”, afirmou.
 
Ao comentar a premiação do estudante, a diretora do Centro Educacional Antonio Honorado destacou a importância da participação de todos nas ações desenvolvidas pela escola, incentivando, cada vez mais, o desenvolvimento intelectual dos estudantes. “Esse reconhecimento é, também, resultado do trabalho eficaz de toda a equipe da unidade escolar que incentiva e viabiliza a realização de pesquisas e o desenvolvimento de projetos, dando todo o apoio material e logístico para que os estudantes possam desenvolver seus projetos”, ressaltou.
 
Concurso - Aberto a todos os cidadãos baianos com idade mínima de 16 anos, o Concurso Ideias Inovadoras objetiva disseminar e incentivar a cultura do empreendedorismo no Estado e o desenvolvimento de ideias inovadoras. Neste ano, o concurso recebeu 148 propostas.  Destas, 51  passaram para a terceira etapa, onde os proponentes fizeram a defesa oral de suas ideias para uma banca avaliadora composta por especialistas.

Notícias Relacionadas