Estudantes agitam escolas com arte e cultura na Virada Educacional

Palavras-chave:
Fotos: Marçal Dultra - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As escolas estaduais estão em festa, nesta terça-feira (6), com o #TransformaÊ: Virada Educacional Bahia. Durante 12 horas seguidas, estudantes, professores e gestores estão mobilizados na apresentação de projetos de arte, esporte, cultura, ciência, inovação e empreendedorismo que foram desenvolvidos durante o ano letivo 2016, dinamizando o ambiente escolar e promovendo o protagonismo estudantil. O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, está participando deste momento que, também, integra as famílias e as escolas.

 
Em visita ao Colégio Estadual Bolivar Santana, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), Pinheiro conversou com alunos e gestores e assistiu à apresentação de dança e a um desfile temático. Ainda pela manhã, o secretário acompanha as atividades no Colégio Estadual da Bahia (Central), no bairro de Nazaré, em Salvador. No período da tarde, Pinheiro visitará, às 14h30, o Colégio Estadual Lomanto Junior, em Itapuã.
 
Leia também: 
 
Pinheiro destaca a importânica da atividade neste momento em que se discute a reforma do Ensino Médio. “É fundamental realçar que esse é um processo que vai, cada vez mais, abrindo um bom debate sobre como transformar as escolas, ou seja, de que maneira isso pode ser utilizado como um evento cultural, que também dispara um processo para a gente discutir o ambiente da escola, as motivações da escola, essa nova requalificação dos espaços e dos conteúdos”, afirma.
 
O secretário ressalta, ainda, que o movimento também influencia “esse debate que se faz sobre o Ensino Médio, o que incluir, o que excluir e fica evidente que as exclusões propostas são temerárias e influenciadoras de uma desumanização do ambiente escolar”, destaca, ao ressaltar que “esse movimento de hoje é para fazer desta expressão cultural o grande caminho para a gente discutir como sacudir e revolucionar e como transformar a escola para esta nova dinâmica”.
 
A estudante Vitória Lima, 18 anos, 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Bolivar Santana, ficou entusiasmada com a Virada Educacional. "Este movimento é interessante para ampliar a nossa visão sobre cultura e educação. É também um espaço para as pessoas mostrarem seus talentos e a diversidade nas escolas", comemora.
 
 
Durante todo o dia, na capital e no interior, serão realizadas atividades como oficinas, debates, exibição de filmes, intervenções sociais, revitalização de espaços, exposições artísticas, jogos educativos e apresentações culturais. Além disso, o #TransformaÊ irá oportunizar discussões sobre potencialidades e metas para o Ano Letivo de 2017. Todas as ações têm como foco a valorização da escola pública.
 
Na Estação da Lapa
O Centro Estadual de Educação Magalhães Neto  irá fazer uma grande ação na Estação da Lapa. A atividade inclui a mobilização dos passageiros para o processo de matrícula da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No Central, as atividades reúnem estudantes das três unidades que funcionam nas instalações da unidade escolar: Colégio Central, Centro Juvenil de Ciência e Cultura e o Centro Noturno de Educação da Bahia (Ceneb). Na região Central da cidade, também estão mobilizados estudantes e professores da Escola Estadual Severino Vieira, do Colégio Ypiranga, do Colégio Estadual Dionísio Cerqueira e do Colégio Estadua Senhor do Bonfim. No Instituto Anísio Teixeira, na Paralela, acontece uma Mostra de Projetos de Pesquisa de estudantes premiados para a Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação da Bahia 2016 (FECIBA). Também no IAT está sendo realizada uma exposição de álbuns patrimoniais do projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA) e especialistas convidados julgam os projetos estruturantes de arte e cultura dos estudantes que foram pré-selecionados nas etapas escolares e regionais.

Notícias Relacionadas