Estudantes de Brotas de Macaúbas recebem orientações e serviços em Saúde

Fotos: divulgação
O Colégio Estadual Papa João Paulo I, localizado em Brotas de Macaúbas (614 km de Salvador), promoveu a I Semana da Saúde na Escola, de segunda até esta sexta-feira (1 a 5). Os estudantes receberam orientações sobre saúde em palestras, oficinas e rodas de conversa ministradas por profissionais convidados, além de serem beneficiados com serviços diversos como aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

As palestras ministradas focaram no funcionamento da Unidade Básica de Saúde do município, nas vacinas e sua importância para a saúde e, também, na saúde bucal. A comunidade escolar recebeu, ainda, informações sobre saúde física e corporal durante uma aula de zumba. Nesta sexta-feira (5), a programação envolveu uma oficina sobre ‘Saúde mental e emocional’ e outra sobre ‘Saúde alimentar e qualidade de vida’.

Laíza Silva, 16, 3º ano, falou sobre a aprendizagem proporcionada durante toda a semana. “Eu gostei muito de receber as informações sobre saúde com profissionais da área. É uma forma de conhecermos melhor nossa realidade e o que temos à nossa disposição para melhorarmos a nossa qualidade de vida, a exemplo de serviço importantes como teste de glicemia”, disse a estudante.

A coordenadora pedagógica do colégio, Isabel Geanne Ribeiro, ressaltou o objetivo da iniciativa. “A Semana da Saúde foi pensada com o objetivo de trazer informações importantes e ações positivas para a escola, no intuito de fortalecer as atividades que a escola desenvolve e, também, fazer com que os estudantes saibam quais são os serviços de saúde básica que eles têm direito e que o município oferece”.

Para a professora de História, Patrícia Riquelme, o evento é muito importante para o aprendizado dos estudantes. “Os estudantes participaram ativamente das atividades e serviços em saúde e se conscientizaram sobre doenças diversas, sobre as funções dos órgãos e especialidades da saúde. Outro destaque foi a aula de zumba, na qual eles movimentaram todo o corpo e perceberam, na prática, a importância da atividade física para a saúde”, afirmou a educadora.