Estudantes de Cajazeiras embelezam ambiente escolar com intervenções socioambientais

Fotos: divulgação
Os estudantes do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, localizado no bairro de Cajazeiras, em Salvador, estão transformando a unidade escolar em um espaço mais sustentável, por meio da realização do projeto de intervenção socioambiental, que tem como tema “Sustentabilidade”. Estas iniciativas são estimuladas pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) na rede estadual de ensino através do projeto estruturante “Juventude em ação”, que visa promover a formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) e a elaboração da Agenda 21 Escolar.

Dentre as intervenções já realizadas, destacam-se a ornamentação do colégio; a revitalização de algumas áreas; o reaproveitamento de alimentos; o mutirão de limpeza e organização; e o reaproveitamento da água dos aparelhos de ar-condicionado e da chuva. Além disso, os estudantes irão instalar duas placas fotovoltaicas para a captação de energia solar e, também, um sistema de irrigação automatizado para as três horas implantadas na escola.

Segundo o professor do Química, Educação Socioambiental e Intervenção Social do colégio, Josevaldo Barbosa Ferreira, o projeto foi criado com o objetivo de estimular a consciência ambiental e a utilização de recursos renováveis. “Os estudantes aliam a teoria à prática através da aquisição de conhecimentos científicos e fazem isso através do trabalho em equipe, com planejamento e organização”, explicou o educador.

Para o estudante Pablo Henrique de Jesus, 16, do curso técnico em Administração, as intervenções tornaram o espaço escolar ainda mais prazeroso e estimulante. “As mudanças dos ambientes foram extremamente importantes, pois todos passaram a valorizar mais a escola e, também, despertaram o sentimento de pertencimento. Além de todo o aprendizado, nossas ações trouxeram vários benefícios para a comunidade escolar”, afirmou.

Fernanda Roberta Ferreira, 16, também do curso técnico em Administração, disse que gostou muito de contribuir para a transformação da escola. “Nosso intuito foi passar a mensagem de que todos podem contribuir para a melhoria da escola e do meio ambiente. Esta experiência é muito gratificante, pois cada um pode fazer a sua parte”.

Mais sobre o Juventude em Ação
A estratégia metodológica do projeto incentiva o protagonismo juvenil, estabelecendo ações e metas a serem realizadas por meio de um diagnóstico participativo da realidade socioambiental da escola, promovendo a inclusão da Educação Ambiental de forma transversal e interdisciplinar.